Menos carro e ônibus

Trânsito urbano: programa Bem Viver aborda os desafios para o respeito ao ciclismo

Especialistas advertem a necessidade da bicicleta ser reconhecida como mais um veículo da via

Ouça o áudio:

Ciclofaixa da Avenida Paulista - a construção da via foi alvo de polêmicas por parte dos motoristas da cidade de São Paulo - Rovena Rosa/Ag Brasil
Na última década 13.718 mil ciclistas morreram no trânsito decorrente de acidentes

O programa Bem Viver desta quarta-feira (16) pauta a mobilidade urbana e as potencialidades da bicicleta como um meio de transporte. Apesar de amplamente defendido por especialistas em mobilidade urbana, o ciclismo ainda possui uma relação conturbada com motoristas e pilotos.   

:: “Mortes de trânsito, como de Marina Kohler, são evitáveis”, afirma urbanista ::

Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), são 13 mil registros de internações hospitalares de ciclistas no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2010 em decorrência de atropelamento. 

A docente do Fraya Frehse, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, afirma que “existem mundos separando os motoristas dos ciclistas. Os motoristas não sabem nada de quem anda de bicicleta. Existe uma imensa aura de desconhecimento em relação às potencialidades deste meio de transporte".  

:: Artigo | MST e a produção de alimentos saudáveis em agroflorestas ::

A alimentação coletiva como objeto de estudo também é destaque da edição. A pesquisadora Marta Mockel participa do Bem Viver para contar os principais pontos de reflexão da sua tese de doutorado "Alimentação Coletiva na Perspectiva da Organização do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)". A pesquisadora adentra também em seu estudo a importância da agroecologia para uma alimentação saudável e sem o uso de agrotóxicos. 

:: A importância da influência indígena na alimentação do Brasil ::

O programa adentra ainda uma das questões que faz parte da conjuntura econômica do Brasil, a alto no preço da alimentação. Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado da inflação dos alimentos, que segundo o órgão, subiu em 12%, contabilizando o maior aumento desde 2012.

:: Como o MST consegue vender arroz a um preço justo em meio à alta do valor? ::

Já no momento culinário do Bem Viver, o quadro Alimento é Saúde apresenta o delicioso tucupi, um caldo extraído da mandioca brava através de práticas milenares herdadas dos povos originários da Amazônia. Sabor tradicional do Norte do país, o tucupi costuma ser consumido ao lado de vários pratos tradicionais da região. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir