Pernambuco

FIM DE ANO

Governo de Estado proíbe festas e reabre leitos para lidar com alta da covid-19 em PE

A média em Pernambuco é de 2 mil novos casos da Covid-19 registrados por dia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Enfermeira covid
O governador de Pernambuco Paulo Câmara, prorrogou o estado de calamidade pública no Estado - Créditos da foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura de Recife

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (16), 2.071 casos da Covid-19. Entre os confirmados, 53 (2,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.018 (97,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 201.851 casos confirmados da doença. Também foram confirmados 15 óbitos, registrados entre os dias 20/11 e 15/12, o que totaliza 9.339 mortes pela doença.

Em decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (17), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, prorrogou o estado de calamidade pública no Estado em razão da pandemia de Covid-19. O decreto considera que os habitantes dos 184 municípios pernambucanos afetados e do distrito estadual de Fernando de Noronha ainda não têm "condições sanitárias de superar os danos e prejuízos provocados" pela pandemia. A medida vale por 180 dias, contados a partir da data de publicação.

O governador já havia anunciado no início do mês a proibição de realizar de shows, festas e similares, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes públicos ou privados, inclusive em clubes sociais e hotéis, independentemente do número de participantes em todo território estadual. No mesmo decreto, continuou autorizada a realização de casamentos, formaturas e eventos sociais similares, observada a limitação de 30% (trinta por cento) da capacidade do ambiente, com até no máximo 300 (trezentas) pessoas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado publicou uma cartilha de orientações sobre essas medidas.

Outra medida do governo estadual para o enfrentamento da pandemia foi a reabertura de leitos para o atendimento exclusivo de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), suspeitos ou confirmados para a Covid-19.

Já estão em funcionamento 151 leitos, sendo 50 de UTI e 101 de enfermaria, das novas vagas anunciadas na última semana pelo Governo de Pernambuco. As novas vagas atendem a região do Sertão do São Francisco, na UPAE de Petrolina; o Agreste Central,  UTI no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru; o Sertão do Pajeú, no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada; além da Região Metropolitana do Recife (RMR), no Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque); no Hospital Real Português (HRP), no Recife, que mantém convênio com o SUS, além do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), na zona norte do Recife.

Ao todo, a rede de saúde pública em todo o Estado conta, atualmente, com 1.773 leitos dedicados, exclusivamente, aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A previsão é que O Governo de Pernambuco coloque ainda para funcionar outros 424 leitos, sendo 159 de UTI e 265 de enfermaria, em locais ainda não divulgados. Com os novos leitos, a taxa de ocupação média das Unidades de Terapia Intensiva e caiu de 88% na semana passada para 83%.

Vacina

Apontada como a principal saída para a erradicação da pandemia, a vacina tem sido bastante debatida e esperada. Segundo Paulette Cavalcanti, médica e professora da Universidade de Pernambuco (UPE), “essa situação é completamente inacreditável na situação que a gente está. Um presidente da República que continua dizendo que não temos pandemia e que não estamos numa segunda onda, que as mortes são por isso mesmo ou por causa dos governadores ou dos prefeitos. Nós temos um Ministro da Saúde que não consegue compreender o a dimensão do problema que ele tem nas mãos” diz.

O governador Paulo Câmara se reuniu com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e garante que Recife será uma das sedes logísticas do País para a distribuição de vacinas contra a Covid-19, assim que a campanha de vacinação estiver definida. O processo de abastecimento, a partir da capital pernambucana, para os estados do Norte-Nordeste, será organizado pelo próprio Ministério da Saúde.

Seguindo o planejamento de organização da rede de Saúde de Pernambuco para receber a vacina contra a Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou no Diário Oficial desta segunda-feira (14) aviso de pregão eletrônico de licitação para a aquisição de cerca de 7,3 milhões de seringas para uso exclusivo na vacinação da população pernambucana contra o novo coronavírus. Os fornecedores têm até o dia 29.12 para submeter ao edital proposta de orçamento. A previsão é que o processo seja concluído até janeiro de 2021, em tempo hábil para distribuição dos insumos para os municípios, reforçando a rede para a campanha de vacinação contra a doença.

Onde fazer testes?

Mesmo com um baixo nível de testagem entre os estados do país e demora nos resultados. Pernambuco tem alguns espaços de exames para Covid-19. Confira a seguir:

Para teste por demanda espontânea, sem agendamento, os testes são realizados no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, que fica na Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 7787 - Imbiribeira, Recife; no Ceasa, o  Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco, localizado na BR 101, Estr. Particular Terminal Integrado do Barro (Sul), s/n - Curado e no Centro de Convenções, que fica na Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n. Já o aplicativo Atende em Casa faz marcação de testes para quem tem sintomas gripais. Você pode acessar o site ou baixar o app em celulares com sistema Android.

Edição: Vanessa Gonzaga