Uso emergencial

Vacina contra covid: Fiocruz pede autorização para uso de 2 milhões de doses

Anvisa recebeu pedido também do Instituto Butantan, nesta sexta (8)

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Anvisa deve analisar em até 10 dias pedidos de Fiocruz e Instituto Butantan de uso emergencial de vacina contra o covid 19
Anvisa deve analisar em até 10 dias pedidos de Fiocruz e Instituto Butantan de uso emergencial de vacina contra o covid 19 - Marcelo Camargo/Agência Brasil

No momento em que o Brasil ultrapassa a marca dos 200 mil mortos por covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), na manhã desta sexta-feira (8), o pedido de autorização para uso emergencial de 2 milhões de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca a serem importadas da Índia, do Instituto Serum.

Em nota, a Agência Fiocruz de Notícias esclareceu que a “vacina com autorização para uso emergencial só poderá ser ministrada a uma população específica e restrita”, no caso grupos de risco como idosos, indígenas e profissionais da saúde.

A Fiocruz informou que o pedido para registro definitivo (que permite vacinação em massa) deverá ser feito até  15 de janeiro. Não há data prevista para a chegada das vacinas no país.

Segundo a Fiocruz,  com apenas uma dose, a vacina alcança 73% de eficácia, “além de proteger contra o surgimento de sintomas graves e evitar, em 100%, os casos de hospitalização”. De acordo com a instituição, a vacina de Oxford/AstraZeneca “é capaz de induzir a produção de anticorpos em 98% das pessoas após a primeira dose e, em 99% delas, após a segunda dose”.

Também nesta sexta (8), a Anvisa recebeu pedido semelhante do Instituto Butantan, de São Paulo, que produz a vacina CoronaVac, em conjunto com a farmacêutica Sinovac, da China.  A Anvisa estima que a análise de ambos os pedidos deve levar até 10 dias.

Com informações do site UOL e Agência Fiocruz de Notícias.

Edição: Rogério Jordão