Minas Gerais

INSATISFAÇÃO 

População de Teixeiras (MG) protesta contra fluxo de carretas de minério na cidade

Problema era levantado desde o início do projeto de mineração, em 2019. Novo prefeito se compromete com prazo de 30 dias

|
bloqueio carretas Teixeira
O bloqueio das carretas de minério da empresa Zona da Mata Mineração (ZMM) e da empresa Romagran durou quase duas horas - Créditos da foto: Comunicação MAM

Cerca de 200 pessoas na cidade Teixeiras (MG), na Zona da Mata, realizaram um bloqueio de quase duas horas de duração das carretas de minério da empresa Zona da Mata Mineração (ZMM) e da empresa Romagran. O bloqueio ocorreu na tarde de segunda-feira (11), impedindo a passagem de veículos pesados que cortam a área urbana de Teixeiras, Viçosa e Piranga, e que causam acidentes frequentes, estragos nas vias públicas, transtornos no trânsito além de barulho e poluição do ar.

O prefeito recém-eleito, Nivaldo do Botafogo (PCdoB), e seu vice, Edmar Alves de Barros (PCdoB), foram convocados para o ato e fizeram um pronunciamento de que a situação se resolverá em, no máximo, 30 dias. 

Segundo Jean Carlos, membro do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), a manifestação teve o objetivo de mandar um recado para as mineradoras. “É a vontade do povo de Teixeiras que deve prevalecer. A população sabe que não terá paz enquanto desrespeitarem o direito dos teixeirenses”, afirma.

A manifestação foi organizada por diversas instituições do município, além do MAM, a Associação dos Produtores Rurais de Teixeiras (ASPLAM), a Associação dos Moradores da Comunidade São Pedro, a Paróquia Santo Antônio de Teixeiras, o Levante Popular da Juventude e a Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana.

Minério de ferro, magnetita e granito extraem na região

A empresa ZMM promove a extração de um tipo de minério de ferro, a magnetita, na região, divisa entre as cidades de Teixeiras e Pedra do Anta, desde agosto de 2019. A empresa possui um desvio por fora da cidade, porém o trecho apresenta condições ruins durante o período chuvoso e as carretas acabam transitando por dentro da cidade.

Já a Romagran extrai blocos de granito no município mineiro de Jequeri e, proibida de passar pela cidade, redireciona o fluxo de suas carretas para dentro de Teixeiras. Os veículos chegam a pesar 50 toneladas

A ZMM afirmou que está fornecendo a manutenção necessária no desvio para retornar com o fluxo de carretas para fora da cidade, e que dentro de 20 dias terminará a obra. No entanto, essa mesma promessa já foi feita à Câmara dos Vereadores de Teixeiras, de que após o mês de março de 2019, as carretas deixariam de trafegar por dentro da cidade. Quase um ano depois, a situação permanece.

Após diversas acusações à casa legislativa e à gestão anterior da Prefeitura de Teixeiras, os manifestantes prometeram seguir realizando ações desse tipo enquanto o problema não for solucionado.

Histórico de protestos e questionamentos

O Brasil de Fato MG mostrou, em setembro de 2020, um protesto de moradores da cidade vizinha, Viçosa (MG), que também passou a ter intenso fluxo de caminhões de minério com o início das atividades da ZMM.

Em abril de 2019, outra reportagem do BdF Minas já apontava que o projeto de mineração tinha falhas quanto a como aconteceria o transporte da carga.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::