Minas Gerais

PROTEJA-SE

Bombeiro civil dá dicas de como se proteger em chuvas

Chuvas são sinônimo de perigo no período de verão em BH e região metropolitana. Confira como se precaver:

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
chuva, tempestade, bh
É importante ficar atento para as previsões de tempestade para poder se prevenir - Créditos da foto: Defesa Civil de BH

Nesse período, principalmente nessa época de verão, chuvas e tempestades são mais frequentes. Belo Horizonte, e diversos municípios de Minas Gerais, sofrem com os impactos das tempestades, levanto a destruições, inundações, ferimentos e até mortes. O Sargento Alan Azevedo, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tira algumas dúvidas e explica como se proteger dos perigos vindos com as chuvas.

:: Leia também: BH e Meio Ambiente - Os rios enterrados vivos ::

PREVENÇÃO

Muita gente acaba negligenciando cuidados que podem evitar acidentes, esperam que algo aconteça, como um pico de energia, para tomar providências como tirar eletrodomésticos da tomada ou desligar a caixa de força. Mas fazer esses desligamentos durante a chuva pode ser um risco.

É importante ficar atento para as previsões de tempestade para poder se prevenir. Passado o período de chuva, religue seus eletrodomésticos.

DURANTE AS CHUVAS: EM CASA

Depois que a chuva já começou, adianta desligar a caixa de força?

Não é indicado, pois é um risco, principalmente se fica na parte externa da casa. A pessoa vai ficar molhada e pode sofrer uma descarga elétrica. Tenha atenção a fios desencapados na altura da água e, se tiver, se afaste.

Pode tomar banho?

A recomendação é que espere um pouco para tomar banho, pois as pessoas costumam não estar calçadas durante o banho. Existe aí o contato com a maçaneta e a água é um excelente condutor de descargas elétricas.

Quais cuidados podem ser tomados em regiões de risco?

Se a pessoa está em um local com risco de chuva de granizo, de muitas descargas elétricas ou de desabamento, a primeira coisa é procurar um local seguro. Não negligencie os medos e os riscos.

Muitas vezes as pessoas ficam com medo de perder seus bens, seus eletrodomésticos, seus móveis, sua casa e acabam ficando no local. Mas a vida é sempre mais importante.

Se puder, saia do local e avise os vizinhos, uma vez que a casa deles também pode estar em risco. Se você não conseguir deixar o local e, durante uma tempestade, perceber a possibilidade de desabamento, se esconda em um local seguro, como embaixo de uma cama ou de uma mesa e, quando puder, deixe o imóvel.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

DURANTE AS CHUVAS: EM CARROS E ÔNIBUS

Verifique sempre se você está em um local com chances de alagamento. A Defesa Civil de Belo Horizonte faz boletins informativos 24 horas durante tempestades por todas as redes sociais. Siga: no Twitter, no Instagram, no Facebook ou diretamente no site.

O que fazer se estiver dentro do carro?

Verifique se você está em pontos críticos, procure outra rota, fique em um lugar seguro e espere para terminar o trajeto. Observe, se a água já estiver na metade da roda do veículo, ou na altura do meio fio, pare no lugar mais alto possível e saia do veículo.

O que fazer se estiver dentro de um ônibus?

No ônibus, a mesma coisa. Instrua o motorista a subir no local mais alto possível e deixe o veículo.

CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Sempre crie um ambiente seguro para os animais, onde eles possam se sentir confortáveis e seguros/escondidos. Lembre-se das providências para evitar fugas.

O que fazer com animais em lugares de risco?

Quando possível, peça auxílio aos vizinhos para fazer resgates, mas ao menor sinal de risco, ligue para o Corpo de Bombeiros.

Edição: Rafaella Dotta