Pernambuco

POLÍTICA

Movimentos populares realizam atos "Fora Bolsonaro" no Recife neste sábado (23)

Mobilização acontece nesse sábado (23) na capitais com ações pedindo impeachment do presidente e vacinação para todos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Atos por todo o país pedem a saída de Jair Bolsonaro da Presidência - Filipe Araujo

Os movimentos populares ligados às Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, a Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT - PE), partidos políticos e entidades estão organizando uma carreata no próximo sábado (23), Dia Nacional de Mobilização em defesa da vacinação de toda a população brasileira contra a Covid-19 e do impeachment do presidente Jair Bolsonaro. No Recife, a concentração será às 09h, em frente à fábrica da Tacaruna, na Av. Agamenon Magalhães/Classic Hall. Haverá também carreatas em Caruaru, no agreste do estado e em Petrolina, no sertão. Medidas de segurança como equipamento de proteção e distanciamento serão tomadas, respeitando os protocolos contra a covid-19.   

“Estamos unidos em defesa do emprego, distribuição de renda, saúde, democracia e da vida digna. E este dia faz parte de nossa trajetória de luta para construir um Brasil diferente”, ressalta o presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha. Segundo ele, Bolsonaro tem aplicado politicas nocivas à população enquanto retira recursos da saúde e não sabe combater a pandemia “Mesmo com mais de 210 mil mortos, Bolsonaro segue negando a gravidade da pandemia e se colocado até contra a vacina, agindo para tirar recursos do SUS, atuando para não aprovar a Coronavac”, pontuou. 

Vacina para todos

A chega das primeiras doses das vacinas contra a covid-19, comemorada amplamente por diversos setores da sociedade, não foi um ação do poder público federal, já que o presidente Jair Bolsonaro fez diversas movimentações para adiar a negociação de compra de vacinas e  e continua apoiando o "tratamento precoce", com medicamentos sem eficácia comprovada.  Apenas 6 milhões de doses da vacina Coronavac, produzidas pela Sinovac e o Instituto Butantan foram liberadas pela Anvisa para vacinar um total de 2,8 milhões de pessoas. Isso representa apenas 4% das 68,8 milhões de pessoas dos grupos prioritários.

A estimativa é que para vacinar toda a população brasileira, estima-se que precisemos de 424 a 450 milhões de doses. O presidente da CUT ressalta que mortes poderiam ser evitadas com mais vacinas “Nesse cenário, ainda nos deparamos com informações inconclusas sobre a compra e a chegada de novas vacinas. A cada atraso no plano de vacinação para contemplar a sociedade como um todo, centenas de óbitos evitáveis ocorrem todos os dias”, conclui.  

Edição: Vanessa Gonzaga