Minas Gerais

LUTO

MG: morre Padre Piggi, militante pelo direito à moradia em Belo Horizonte

Pe. Piggi foi um dos criadores do CEMCASA (Central Metropolitana dos Sem Casa) e da Pastoral Metropolitana dos Sem Casa

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Pe. Piggi
Pe. Piggi participou da criação e foi o primeiro coordenador do PROFAVELA - Créditos da foto: Arquidiocese BH

Faleceu hoje (22), Padre Piggi, aos 81 anos. Pe. Piggi foi um dos criadores do CEMCASA (Central Metropolitana dos Sem Casa) e do projeto do Bairro Metropolitano, beneficiando mais de 20.000 moradores. Também fundou e atuava na Pastoral de Vilas e Favelas da Arquidiocese de Belo Horizonte, onde lutou pela implementação do Plano Metropolitano de Habitação Popular.

Doutor em Filosofia pela Universidade católica Del Sacro Cuore, em Milano, cursou Teologia na Universidade Católica de Minas Gerais. Foi incardinado na arquidiocese em janeiro de 1964 e ordenado presbítero em 17 de dezembro de 1967, pela imposição de Dom João Resende Costa.

Atuou como professor da Universidade Católica, foi Vigário Paroquial da Nossa Senhora da Glória, bairro Eldorado e Vigário Cooperador da Paróquia Santo Antônio. Pároco da Paróquia de Todos os Santos no bairro Providência, Vigário Episcopal da Região Pastoral Norte. Atuou por toda a vida em conjunto com as lutas por moradia. Participou ativamente da criação do PROFAVELA (Programa Municipal de Regularização de Favela), promulgada em 6 de janeiro de 1983 e foi o primeiro coordenador do programa.

Em razão da pandemia, o velório e sepultamento do padre Piggi será restrito a poucas pessoas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Edição: Elis Almeida