Rio Grande do Sul

Opinião

Artigo | Bye bye Brasil

Presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS comenta sobre o processo de desindustrialização do país

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Lírio Segala Martins Rosa, presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS - Reprodução

Na Amazônia existe uma cidade erguida em 1928, a mando de Henry Ford. Após um período de expansão, o polo de produção de látex naufragou. Em 1945, o governo indenizou a empresa e Fordlândia, outrora próspera, caiu em desgraça. Essa história é um presságio do que pode acontecer com a nossa indústria.

Semana passada, a Ford se despediu do Brasil e jogou 7 mil fordianos no desemprego. O Dieese calcula que serão mais de 119 mil postos de trabalho perdidos, caso se contabilize todo o impacto. Mês passado, a Mercedes-Benz lacrou sua unidade de automóveis leves. O fechamento de empresas se alastra para outros segmentos. A Sony já deu bye bye de Manaus. A Yoki, em Nova Prata, fechará em maio. O Brasil está virando um cemitério de empresas.

Nos anos 1980, a participação da indústria no PIB era acima de 20%. Despencamos para a metade: 10,9%. O modelo de desenvolvimento industrial dependente, baseado em grandes transnacionais, regado a constantes subsídios e mercado protegido, apesar de atrativo no imediato, causa um grande estrago quando ocorre o ciclo recessivo. O desgoverno federal explica que está tudo ok. Seu ministro da Economia afirma que a desindustrialização será resolvida pelo livre mercado e compensada pelo desempenho do agronegócio, desde que se façam mais reformas. Regredir aos primórdios da economia agrária exportadora é a solução, urram os Chicago Boys. Sabemos que é impossível sustentar um país com mais de 200 milhões de habitantes apenas com exportações primárias.

Fazendão não tem futuro.

Cabe aos trabalhadores, aos poucos empresários patriotas e aos governantes democráticos reerguerem um projeto nacional de industrialização. Para isso, é fundamental investir em consórcios locais de desenvolvimento, na educação e pesquisa. Apostar no envolvimento de universidades e centros tecnológicos. Os empresários precisam cessar de demonizar o Estado, enquanto usufruem incentivos fiscais. Os trabalhadores devem ser sujeitos e a participação política é o único caminho.

* Presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS e coordenador do Macrossetor da Indústria da CUT-RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko