Minas Gerais

ATLÉTICO

Papo Esportivo | Galo segue vivo, mas é preciso cautela

O Atlético ainda está na luta pelo título

Belo Horizonte |
Nos próximos dias, teremos capacidade de avaliar as chances - Pedro Souza / Agência Galo / Clube Atlético Mineiro

O Atlético ainda está na luta pelo título. Óbvio. Basta ver a tabela de classificação.  Há uma semana, as perspectivas eram diminutas. Analisavam os comentaristas.  Bastou a derrota para o Vasco. As análises são controversas. Mudam a cada minuto. A cada rodada. E as avaliações dependem das  trajetórias das rodadas. 

Mais ainda. Vi do G1 nesta quarta-feira: Galo precisa da perfeição. Como? A partir do desempenho no segundo turno? E os outros concorrentes?  Vi nos sites de Minas, na segunda e na terça: só a vitória o mantém vivo. Depois de garantirem que a superação sobre o Vasco era natural. Daí, o recuo. Vi debates sobre as deficiências da defesa, da incompetência do ataque, das maluquices do treinador.  Do elenco e técnico sem condições de acabar com a fila de quase 50 anos sem o segundo  título nacional. 

As análises são controversas. Mudam a cada minuto. A cada rodada

Se a conquista fosse definida desta forma, teríamos uma lógica. Isso não existe no futebol. Sasha, Savarino, Vargas e outros foram contestados. E, de uma hora para outra, Savarino se transformou em herói. 

O Galo, em 1971, não era o favorito.  E um jogador sem qualificação, pelos critérios da época, se tornou um herói. Dadá Maravilha.  Em outras oportunidades, estaria nesta condição. 

Valem a qualidade do elenco,  o acaso, as muitas contingências, o sobrenatural de Almeida. E o apito inimigo. Ou amigo. Uma coisa é certa: nos próximos dias, teremos capacidade de avaliar as chances. São tantas especulações! E o Galo tem, mais importante, o amor incondicional de sua verdadeira torcida. Estaremos  vivos, em qualquer circunstância.

Edição: Wallace Oliveira