Rio Grande do Sul

Audiovisual

Documentário Central: Do sucesso nos cinemas ao sucesso no mundo virtual

Longa-metragem que retrata o poder das facções no maior presídio do Brasil ultrapassou 300 mil visualizações no YouTube

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Documentário traz o olhar dos próprios presos sobre a realidade vivida no presídio Central - Divulgação | Sidney Brzuska

"Central - O poder das facções no maior presídio do Brasil" retrata de dentro das celas a realidade de uma das mais precárias penitenciárias do mundo. Tendo como ponto de partida o Presídio Central de Porto Alegre, o filme traça uma radiografia da crise no sistema prisional. Sucesso no cinema o documentário vem ganhando destaque no meio virtual. Dirigido por Tatiana Sager e codirigido por Renato Dornelles, em pouco menos de dois meses já teve mais de 300 visualizações. O longa-metragem está disponível gratuitamente no canal Falange TV

De acordo com os realizadores, o filme retrata um sistema prisional falido e beirando o caos, a partir da realidade do maior presídio do país, que sofre com uma superlotação crônica e cujo controle, a partir do portão das galerias, é exercido pelos próprios presos, na maioria dos casos, líderes de facções criminosas. 

Além disso, o documentário traz o olhar dos próprios presos sobre a realidade vivida naquele espaço. Com câmeras nas mãos, os detentos captaram imagens diretamente nas galerias, onde nem mesmo a polícia tem acesso. Superlotação, falta de infraestrutura e de higiene, má alimentação, uso liberado de drogas, além de uma rotina de execuções e maus tratos disfarçados em um discurso de ordem, são evidenciados no longa-metragem.

A partir de depoimentos de policiais militares, familiares, presos, o sociólogo Marcos Rolim e autoridades - como o juiz Sidinei Brzuska, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, e o promotor de Justiça Gilmar Bortolotto - o filme desnuda as diversas faces de uma mesma história, procurando expressar a autenticidade de um mundo que corre à margem. Mas que está absolutamente integrado à nossa estrutura social.

Em 2008, o Central, como é conhecido entre os presos, foi considerado o pior presídio do país pelo Congresso Nacional e um dos piores da América Latina pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

A produção é inspirada no livro Falange Gaúcha - a história do Crime Organizado no RS, de Renato Dornelles. Central recebeu os prêmios de melhor documentário de língua portuguesa no FESTin - Portugal (2016), de melhor documentário no 33° Prêmio dos Direitos Humanos de Jornalismo (2016), de Finalização FAC-RS (2014) e também o prêmio de melhor cineasta mulher, para Tatiana Sager, no Barcelona Planet Film Festival (2017). Também participou da seleção oficial do Florianópolis Audiovisual do Mercosul (FAM), em Santa Catarina (2016), do DocMontevideo, no Uruguai (2016), da Mostra Panorama do Festival Visões Periféricas, no Rio de Janeiro (2016) e da Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado (2016). 

Em 2017, a produção foi aclamada pela crítica especializada e atingiu a marca de terceiro documentário mais assistido nos cinemas em todo o país, ficando atrás apenas de Divinas Divas (de Leandra Leal) e Axé: Canto do Povo de Algum Lugar (de Chico Kertész). 

Sobre a Falange TV

No ar desde julho de 2020, a Falange TV tem como objetivo abrir espaço para o debate sobre temas ligados aos Direitos Humanos. O canal tem como sócios os jornalistas Renato Dornelles e Tatiana Sager. Além da exibições de filmes, a equipe também promove debates e exibição de entrevistas exclusivas. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

   

Edição: Katia Marko