PORTAL TRANSPARÊNCIA

Você conhece os Portais da Transparência dos governos?

É possível pedir informações sobre gastos públicos de qualquer esfera de governo

Ouça o áudio:

portal transparência
A Lei 12.527/2011 fala sobre o direito de acesso a informações que todo cidadão tem - Créditos: Reprodução/Portal Transparência
Para acessar, basta realizar busca na internet com o termo “transparência” e o nome do local

Nessa semana foram divulgados gastos da presidência com diversas despesas em gêneros alimentícios com valores excessivos. A Lei 12.527/2011 fala sobre o direito de acesso a informações que todo cidadão tem, e da possibilidade de as requerer quando necessário, tanto sobre a atividade do presidente, quanto do governador ou prefeito.

Por isso, é possível pedir informações relacionadas aos gastos públicos, obras, serviços como transporte público, saúde e educação, por exemplo. Cada esfera do governo (presidência, governo e prefeitura) possui uma página específica na internet em que é possível visualizar diversas informações da gestão, bem como solicitar outras, por meio do canal “Fale Conosco”.

Para acessar, basta realizar busca na internet com o termo “transparência” e o nome da cidade ou estado. É importante somente se atentar à qual esfera do governo (presidência, estado ou município) se quer determinada informação para se ter sucesso.

Jonathan Hassen é advogado popular.

Edição: Elis Almeida