Novas cepas

Covid: TCU cobra ações de combate a mutações; Brasil confirma 1,2 mil mortes em 24h

Ministério da Saúde tem 7 dias para detalhar medidas contra a propagação das variantes do coronavírus

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Pacientes do Amazonas são transferidos para o Pará por falta de leitos disponíveis - Ricardo Amanajas / Ag.Para

O governo federal tem prazo de sete dias para informar ao Tribunal de Contas da União (TCU) qual é o planejamento para conter a disseminação de novas cepas do coronavírus no Brasil. A decisão é do ministro do TCU, Benjamin Zymler.

Continua após publicidade

Ele cobra do Ministério da Saúde os detalhes das ações para impedir a entrada das variantes encontradas na África do Sul e no Reino Unido por meio de portos e aeroportos e controlar a propagação da cepa identificada no Amazonas.

Coluna: Falta compromisso com a vida humana no Amazonas e no Brasil

A pasta precisa explicar se vai colocar em prática protocolos de identificação, acompanhamento, mapeamento e rastreamento das mutações. O TCU quer saber também qual é o entendimento do ministério sobre o manejo de pacientes transferidos do Amazonas para outros estados.

:: O que se sabe sobre a nova cepa da covid-19 presente em seis estados brasileiros ::

Além disso, o TCU questiona se foi traçado um planejamento de contingência, para o caso de as vacinas disponíveis não terem efetividade contra as novas cepas do vírus. A garantia de aquisição de imunizantes que funcionem para esses casos também preocupa a corte.

Números no Brasil

Nesta sexta-feira, o país completou 15 dias seguidos com média móvel de óbitos acima de 1 mil, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

 É o segundo maior período em patamares desse nível. Entre julho e agosto a sequência chegou a durar um mês. 

O dado é calculado a partir da soma de todos os registros dos últimos sete dias, dividida por sete. O resultado mais expressivo foi observado em 25 de junho, quando a conta chegou a 1.102 em 24 horas.

Até esta sexta-feira (5), a soma de todos os casos fatais da covid no Brasil chegou a 230.034. Em apenas um dia foram confirmados 1.239 óbitos.

No mesmo período, o número de contaminados ultrapassou 50 mil. O total de pessoas que já pegaram a covid no Brasil é superior a 9,4 milhões.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais.

Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS).

A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de novo coronavírus. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo.

A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Leandro Melito