Rio Grande do Sul

VACINA

Vacinação de idosos inicia nesta quarta-feira em postos de saúde de Porto Alegre

Imunização de idosos com 85 anos ou mais deve iniciar em dez unidades de saúde da capital gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Prefeitura inicia aplicação da primeira dose da vacina para população idosa nesta semana - Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou que a vacinação para idosos em postos de saúde inicia nesta semana na Capital. Nesta quarta-feira (10), serão imunizados idosos com 90 anos ou mais. A partir de quinta-feira (11), começam a receber as doses pessoas com 87 anos ou mais e na sexta-feira (12), com 85 anos ou mais. No sábado, será realizado um mutirão por drive-thrus para aqueles dessa faixa etária que não se vacinaram durante a semana.

Para receber a vacina é preciso portar um documento de identificação e comprovação de residência. Segundo o Executivo municipal, inicialmente as doses serão disponibilizadas em dez unidades de saúde que foram preparadas para o procedimento, observando todos os protocolos de segurança sanitária.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem distribuição de senhas. As unidades foram selecionadas estrategicamente nas principais regiões da cidade:

US Camaquã - 8h às 17h

US São Carlos - 8h às 17h

US IAPI - 8h às 17h

US Morro Santana - 8h às 17h

Clínica de Família Alvaro Difini - 8h às 17h

US Moab Caldas - 8h às 17h

US Assis Brasil - 8h às 17h

US Santa Marta - 8h às 17h

US Modelo - 8h às 17h

US Santa Cecília - 8h às 17h

"Nós estamos fazendo todos os esforços para aumentar a imunização da nossa população, com unidades de saúde especialmente preparadas para isso, e programando duas vacinações por drive-thrus no sábado. Conforme forem chegando mais vacinas, poderemos ter até 24 postos habilitados por toda cidade", disse o secretário de Saúde, Mauro Sparta.

Conforme a prefeitura, serão destinadas cerca de 22 mil doses para vacinação dos idosos e 13 mil para profissionais de saúde, das quais 7 mil para trabalhadores de hospitais. Os demais profissionais da saúde serão imunizados no Centro de Saúde IAPI, na rua Três de Abril 90, Passo D´Areia, das 8h às 17h, inclusive no sábado, aos quais serão destinadas 6 mil doses.

Drive-thru - No sábado (13), a vacinação será realizada em dois pontos de drive-thru. Os locais e horários de atendimento serão divulgados na próxima quinta-feira.

Calendário

Quarta-feira, 10 - idosos com 90 anos ou mais
Quinta-feira, 11 - idosos com 87 anos ou mais
Sexta-feira, 12 - idosos com 85 anos ou mais
Sábado, 13 - idosos com 85 anos ou mais (drive-thrus)

* Com informações da Prefeitura de Porto Alegre


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira