Paraíba

DESESPERO

Aumenta novamente o gás de cozinha - na Paraíba, preço pode chegar a R$ 95

Por causa desse cenário de variação, 12 aumentos já ocorreram desde maio do ano passado

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto

O Gás de cozinha recebeu reajuste novamente este ano, ficando mais caro a partir desta quinta-feira (11). O novo reajuste acontece após um mês desde o último aumento, que foi de 6%, na primeira semana de janeiro de 2021.

A justificativa é a instabilidade do mercado internacional de petróleo. Por causa desse cenário de variação, 12 aumentos já ocorreram desde maio do ano passado - alguns, com intervalo inferior a trinta dias. Os aumentos somados desde maio de 2020 até agora já representam um acréscimo de mais de 50% no preço final repassado ao consumidor.

O percentual aplicado é de 5,1% e o botijão GLP de 13 kg ficará 5 reais mais caro. Sendo assim, o consumidor que estava comprando à vista por 85 reais, a partir dessa quinta-feira vai pagar 90 ou 95 reais.

Zefinha do Movimento dos Trabalhadores/as por Direitos (MTD), alerta para o desespero: "Estamos numa situação muito difícil pra o nosso povo de baixa renda, povo sem nada. A maioria mesmo só depende do Bolsa Família pra sobreviver, com certeza muita gente já está cozinhando na lenha, muitas na reciclagem pra arrumar o pão de cada dia. O aumento de gás, aumento de alimentação, que todo dia sobe disparadamente, muitas pessoas pedindo nas porta comida, pedindo pacote, pedindo pão”

“Tá chegando um absurdo, como é que um pobre vai sobreviver? Isso é um absurdo; aqui em casa são cinco botijões de gás. Vamos arrumar dinheiro só para pagar bujão de gás? ”, comenta Adeilda da Silva, conhecida como Tia Boneca, da comunidade Thiago Neri. Ela faz trabalho solidário com as crianças da comunidade.

Marcos Antônio Bezerra, presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás GLP da Paraíba – SINREGÁS PB demonstra preocupação: “Estamos apreensivos com a possibilidade de um novo aumento a cada mês. Esta é uma situação bastante desconfortável para os consumidores e para os comerciantes”.

Para Marcos Henriques vereador (PT) de João Pessoa, o governo Bolsonaro é o principal culpado: “Primeiro constatar que nós estamos diante de um estelionato eleitoral cuja principal bandeira do governo Bolsonaro foi a redução do preço do combustível. E todos se lembram que o gás iria baixar de 70 para 35 reais, e isso fez com que grande parte do povo acreditasse nele, mas é um governo da mentira. Na verdade, o sistema de tributação faz com que o pobre pague mais imposto do que o rico. É o que a gente está presenciando no nosso país. A gente Está vendo é um desemprego cada vez maior e não é por conta da pandemia. Antes da pandemia, nós já tínhamos treze milhões de desempregados. E o que a gente está tendo agora é um aprofundamento da miséria e uma concentração de renda maior ainda. E esse aumento do gás de cozinha vem diminuir ainda mais a qualidade de vida do povo pobre, principalmente quem ganha até dois salários mínimos”

Edição: Maria Franco