Minas Gerais

LEGISLATIVO

Vereadora propõe uma reforma política para a Câmara Municipal de Uberlândia

A proposta é da vereadora Dandara. Na gestão passada, 21 dos 27 vereadores foram afastados por uso irregular de verba

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Nas próximas semanas o projeto deverá entrar na pauta da Câmara Municipal - Foto: Divulgação Câmara Municipal de Uberlândia

Na última semana, a vereadora Dandara (PT) apresentou à sociedade de Uberlândia um anteprojeto propondo uma reforma administrativa para a Câmara de Vereadores da cidade. Dentre as medidas, cabe destacar a criação de uma corregedoria, de um novo portal da transparência e a tentativa de informatizar os serviços da Câmara, buscando, por exemplo, diminuir a utilização de papel.

A vereadora declara que a reforma política é uma proposta de mudança para enfrentar a crise de representatividade que a Câmara de Uberlândia vem enfrentando. Na gestão anterior, 21 dos 27 vereadores foram afastados por utilização irregular das verbas indenizatórias.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“Temos uma janela de oportunidade aberta. Depois da crise, a população renovou em quase dois terços os seus representantes. Agora, cabe a nós promovermos as mudanças que a Câmara Municipal precisa”, defendeu a vereadora.

Detalhes

O projeto pretende realizar uma ampla reforma política no funcionamento da Câmara de Vereadores de Uberlândia, baseada em quatro pilares: transparência, participação, tecnologia e inovação. A reforma se desdobra em programas que buscam aumentar a participação política da população.

Para isso, o mandato de Dandara propõe “atualizar os regulamentos internos e aprovar novas leis simples e inteligentes”. O site da vereadora traz um pdf com maiores explicações.

Nas próximas semanas o projeto deverá entrar na pauta da Câmara Municipal, podendo ser alterado de acordo com as contribuições dos demais vereadores da cidade.

Edição: Rafaella Dotta