VACINAÇÃO

Fiz o cadastro para vacinação no 156 e não recebi retorno. O que eu faço?

Quem ficou para trás não perde o direito

Ouça o áudio:

idoso sendo vacinado
Na página da prefeitura, há orientação de que qualquer problema deve ser reportado na ouvidoria. - Foto: Adão de Souza/PBH
Receber a vacinação o quanto antes é um direito da população

Gostaria de entender a ordem de vacinação para covid em BH. Na minha casa tem 3 idosos com mais de 89 anos e fiz o cadastro deles no 156. Mas até hoje não deram nenhum retorno. Tentei resolver pelo 156 e não consegui. Só que já estão vacinando outra faixa etária. O que eu faço?

Pergunta feita por Elizabeth

Receber a vacinação o quanto antes é um direito da população e cabe aos governantes garantir que as vacinas cheguem a todos. 

Em Belo Horizonte, até o momento foram contemplados parte dos trabalhadores da saúde; população e trabalhadores das instituições de longa permanência e os idosos de 86 anos ou mais. Quem ficou para trás não perde o direito. Na página da prefeitura, há orientação de que qualquer problema deve ser reportado na ouvidoria.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Entretanto, a imunização é uma ação típica de prevenção, historicamente organizada pela Atenção Primária à Saúde (APS). Então, um canal que a população tem, que não pode ser esquecido, é o seu centro de saúde de referência.

Nos centros de saúde existem enfermeiras, que são as responsáveis pela imunização. Você pode ligar no centro de saúde mais próximo da sua casa e conversar com uma enfermeira. Caso não consiga, fale com a gerência da unidade, que também é responsável por todas as ações da atenção primária no seu território.

Mesmo que a unidade mais próxima de sua casa não esteja aplicando as vacinas, os profissionais de lá podem te ajudar a resolver a situação. Os endereços e telefones dos centros de saúde de BH estão disponíveis aqui. 

Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621

Edição: Elis Almeida