Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Filme apresenta reflexão sobre a arte durante a pandemia

"O olhar do artista não descansa" foi totalmente produzido em isolamento social e apresenta o trabalho de Nelson Diniz

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Curta-metragem foi produzido totalmente em isolamento social, durante a pandemia - Divulgação

O ator gaúcho Nelson Diniz já integrou o elenco de diversos longas-metragens, como Rasga Coração, Yonlu, Mudança, O Homem que Copiava, Sal de Prata e Netto Perde sua Alma. Em isolamento social desde março de 2020, Diniz desenvolveu novas atividades, que deram origem ao curta-metragem "O olhar do artista não descansa", dirigido por Guilherme Carravetta De Carli.

Esse testemunho sobre a arte em tempos de pandemia será exibido na internet, pela primeira vez, nos dias dias 5, 6 e 7 de março, sempre às 12h30min e 18h, no YouTube.

Explorando a linguagem documental, a produção mostra 15 esculturas criadas pelo artista com pedaços de papel, madeira, tinta, sucata e outros objetos que iriam para o lixo. Obras mundialmente conhecidas serviram de inspiração para o criador, como trabalhos de Van Gogh e Edward Hopper. 

"É um grande presente do Guilherme Carravetta De Carli, é uma iniciativa dele. Ele insistiu pra que eu fizesse. Com isso, eu ampliei o trabalho. Criei uma luz específica para as maquetes, fotografei todas. É um documento rápido e poético que registra o confinamento que se estende até hoje", afirma o ator e protagonista do filme, Nelson Diniz.


Durante o isolamento, o ator Nelson Diniz passou a fazer esculturas com materiais recicláveis. Filme aborda sua produção e a arte em tempos de pandemia / Divulgação

Sobre o filme

A produção do curta-metragem seguiu todas as medidas sanitárias de contenção à covid-19. As imagens foram captadas, pelo celular, por Diniz, em seu apartamento. Além dele, todos os profissionais envolvidos trabalharam sem sair de casa.

As exibições integram o projeto "Incomode-Te - 12 anos de diversidade cultural", que é produzido pela Primeira Fila Produções e foi contemplado pelo edital do governo do Rio Grande do Sul para o fomento à cultura, em atendimento ao previsto à Lei Federal Aldir Blanc (nº 14.017), que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública de 2020.

Ficha técnica:

Criação das esculturas, captação de imagens, texto e locução: Nelson Diniz; 
Direção e montagem: Guilherme Carravetta De Carli; 
Colaboração criativa: Liane Venturella; 
Produção executiva: Letícia Vieira; 
Correção de cor: Juliano Moreira; 
Trilha sonora original: Álvaro Rosa Costa; Piano: Simone Rasslan; 
Edição e mixagem de som: Juan Quintáns; 
Estúdio de som: Convulsion Epics; 
Produção: Primeira Fila Produções.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira