REVOLUCIONÁRIA

Programa Bem Viver destaca legado literário da escritora Carolina Maria de Jesus

A UFRJ concedeu na última semana o título de doutora honoris causa para autora de "Quarto de Despejo"

Ouça o áudio:

Carolina Maria de Jesus nasceu em 1904 em Sacramento (MG) - Reprodução Internet
Ela rompeu com a lógica do mercado cultural e ganhou espaço em mais de 40 países

O programa Bem Viver desta segunda-feira (1º) inicia o mês de março celebrando a literatura brasileira. O destaque vaia para a escritora Carolina Maria de Jesus, que recebeu um título póstumo de honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

:: Gasto com Stella e Heineken em um só pregão bancaria refeições de soldado por 10 anos ::

A pauta da edição traz também balanços sobre a pandemia do coronavírus no Brasil; a covid-19 em animais como gatos e cachorros; as formas de denunciar casos de "fura-filas" na vacinação do novo coronavírus; além de uma receita de sequilho de polvilho. 

Reconhecimento

Você já ouviu falar sobre o título honoris causa? A titulação, que significa “por causa de honra”, reconhece aquelas personalidades com destaque na sociedade por suas virtudes e atitudes, independentemente da instrução educacional.

:: Revista de literatura Temporã quer mesclar os clássicos e a nova geração das letras :: 

Na última quinta-feira (25), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni/UFRJ) concedeu o título póstumo de honoris causa para a escritora Carolina Maria de Jesus, que faleceu em 1977.

Continua após publicidade

Mineira, Carolina chegou à capital paulista em 1937 e passou a viver na favela do Canindé. Foi empregada doméstica, catadora de papel, criou sozinha seus três filhos e escreveu a obra Quarto do Despejo: diário de uma favelada, publicada em 46 países, em 16 idiomas diferentes. 

Saiba mais: Livro "Quarto de Despejo: diário de uma favelada" é relançado em edição especial

"Carolina Maria de Jesus tratou nas obras e nas falas de temas que eram e ainda são muito sensíveis para a sociedade. Então, para a época, foi muito revolucionário o que ela fez", destaca a escritora Jarid Arraes ao lembrar de um dos temas centrais dos textos de Carolina: a desigualdade.

Fura-fila

É possível denunciar os casos de "furadores de fila" da vacina contra o coronavírus. Um dos caminhos foi disponibilizado pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público (ONMP), através de um canal de recebimento de denúncias, que serão encaminhadas aos Ministérios Públicos correspondentes de cada estado.

:: Filha de catadora, menina de 12 anos cria "Escolinha da Esperança" ::

Para realizar a denúncia, é necessário adicionar a ONMP por meio de WhatsApp (61) 3366-9229, e-mail [email protected], mensagem direta nos perfis do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), ou formulário eletrônico disponível na página da ONMP. 

Covid-19 em animais

Será que os animais de estimação podem pegar covid-19? Os animais podem se infectar e transmitir para outros animais, todavia, não há nenhum risco para humanos. No Brasil 11 pets testaram positivo para o vírus, todavia, todos os casos foram assintomáticos. 

:: Kuwait 1991: 30 anos da "primeira guerra televisionada" ::

Sequilho de polvilho

Que tal aquele "biscoitinho de vó" para acompanhar o seu café da tarde? A cozinheira Sayonara Salum compartilhou uma receita deliciosa de biscoito (ou sequilho) de polvilho. Trata-se de um biscoito fácil e rápido de fazer, que esbanja versatilidade. O preparo pode ser com polvilho doce ou azedo.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Daniel Lamir