Rio Grande do Sul

FORMAÇÃO

Plenária da Fundação Mauricio Grabois elege nova direção

A direção aprovada ficou formada por uma diretoria de 13 membros e um conselho consultivo de 60 membros

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ex-deputado estadual Raul Carrion é reconduzido a coordenação da FMG-RS
Ex-deputado estadual Raul Carrion é reconduzido a coordenação da FMG-RS - Foto: Marcelo Ferreira

A Fundação Mauricio Grabois seção do Rio Grande do Sul (FMG-RS) realizou sua primeira plenária de 2021 na sexta-feira (5), às 19 horas, para avaliar o relatório do ano de 2020, iniciar o planejamento de 2021 e eleger a nova direção (diretoria e conselho consultivo) para o biênio 2021-2023. A reunião teve a participação de cerca de 70 pessoas e foi coordenada pelo seu presidente ex-deputado estadual Raul Carrion.

A direção aprovada ficou formada por uma diretoria de 13 membros e um conselho consultivo de 60 membros. Houve uma grande preocupação em garantir uma forte renovação na direção – o que se expressou em 47 novos nomes nas respectivas instâncias –, a ampliação da participação do Interior do estado – que passou a ter 28 membros na composição final – e em garantir uma destacada presença feminina – 20 mulheres. Ao todo, 18 municípios estão representados na nova direção. Um dos seus principais objetivos será o estabelecimento de Seções Regionais ou Municipais onde for possível, com prioridade para as maiores cidades e os municípios onde se encontram as maiores universidades.

Em 2021, a FMG já esteve presente em diversas atividades. Em parceria com o “Pão com Ovo”, a FMG-RS organizou o debate virtual “50 anos da Frente Ampla Uruguaia” – no formato mais ágil de “Entrevistas”, o qual já teve mais de 1.200 acessos –, com a participação do historiador e mestre Mateus Fiorentini e do dirigente comunista uruguaio Rony Corbo. E a FMG-RS participou, através de seu presidente, dos debates virtuais “Bolsonarismo testa (mais uma vez) os limites da democracia. O que falta para uma reação à altura?” (Notícias da Terra Redonda) e “As violações aos Direitos Humanos na Pandemia” (Rádio Boa Música, FACESP, SASP).

Seus projetos para o ano preveem a realização de três mesas virtuais sugeridas pela diretoria findante: 1) 1961-2021: O movimento da "Legalidade" e a sua atualidade; 2) As novas experiências socialistas e o movimento comunista internacional ; 3) Por que o Brasil está se desindustrializando? Causas e responsabilidades.

Além disso, terão diversas atividades pontuais com uma estrutura de menor alcance. Todas as atividades estão previstas na forma virtual devido às restrições impostas pela pandemia.

O que é a FMG

Criada pelo partido Comunista do Brasil (PCdoB), a FMG tem o objetivo de fazer a elaboração intelectual do partido no Brasil. Com sede em São Paulo, a instituição tem representações estaduais. Suas finalidades estatutárias são:

I – Promover e patrocinar estudos, pesquisas e análises nas áreas política, econômica, social e cultural, sobre realidade brasileira e internacional;
II – promover trabalho de educação política e formação militante através de cursos teóricos e de atualização política;
III – assessorar a direção do Partido Comunista do Brasil e as bancadas parlamentares no desempenho de suas atribuições, quando for solicitado;
IV – promover o estudo, a pesquisa e a elaboração de subsídios acerca de temas sobre a gestão e políticas de Estado nas diversas esferas da administração pública;
V – promover estudo, pesquisa e elaboração de conteúdos sobre a temática ecológica e ambiental;
VI – promover o estudo, a pesquisa e a elaboração de conteúdos sobre a ciência e a tecnologia e o seu papel no projeto nacional de desenvolvimento; e
VII – pesquisar, coletar, organizar acervo e divulgar a história do movimento operário, popular e do Partido Comunista do Brasil.

Mauricio Grabois

O nome da fundação é em homenagem a Maurício Grabois, que começou a carreira política como militante da Juventude Comunista em 1934, aos 22 anos, já era a dirigente da entidade. Ingressando na Aliança Nacional Libertadora, uma facção do PCB que tentou a luta armada, ajudou a organizar a Intentona Comunista de 1935 e, após o fracasso da insurreição, editou clandestinamente o jornal A Classe Operária, que existe até hoje, e dirigiu a Vitória, editora do PCB.

Foi preso no verão de 1941 e solto no ano seguinte. Com o golpe militar de 1964, Grabois foi um dos principais defensores da posição em defesa da luta armada no partido. Em 1966, uma conferência aprova a adoção de "táticas revolucionárias" para tentar derrubar o regime militar e implantar um regime comunista no Brasil.

Para dar início a uma guerrilha na Floresta Amazônica, Ele chega à região do Araguaia em dezembro de 1967, para organizar o levante revolucionário. Levou para lá o filho André Grabois, morto em combate em 1972. Grabois comandou por seis anos a chamada Guerrilha do Araguaia, no estado do Pará, até ser morto por forças do Exército no dia de natal de 1973, junto com mais três companheiros, um deles seu genro, Gilberto Olímpio Maria. Seu corpo, assim como o de seu filho, André, o de seu genro, Gilberto, e os corpos dos outros 67 guerrilheiros e camponeses da Guerrilha do Araguaia, nunca foram encontrados.

Nova direção da FMG-RS

1. Coordenador Geral: Raul K. M. Carrion - Historiador, Servidor aposentado do MPE-RS, Ex-Deputado Estadual
2. 1º Coordenador Adjunto: Diego Pautasso - Geógrafo, Doutor em Ciências Políticas, Presidente do CEBRAPAZ-RS
3. 2ª Coordenadora Adjunta: Antônia Mara Loguércio - Advogada, Juíza aposentada
4. Diretor Planejamento: Marco Aurélio Ramalho - Administrador de Empresa, Servidor aposentado da FEPAM
5. Diretora Estudos e Pesquisas: Abigail Pereira - Psicopedagoga, ex-Secretária de Turismo RS, membro do CC do PCdoB
6. Diretor Estudos e Pesquisas Adjunto: Alex Sarat - Professor de História, Diretor CPERS, Blog “Pão com Ovo” (Taquara)
7. Diretor Formação: Carlos Fernando Niedersberg - Químico, ex-Secretário do Meio-Ambiente RS
8. Diretora de Formação Adjunta: Cora Chiapetta - Pedagoga e Orientadora Educacional, ex-Presidenta da UBM-RS
9. Diretor Comunicação: Walmaro Paz - Jornalista, Diretor da Associação Rio-Grandense de Imprensa
10. Diretor Publicações e Redes: Paulo Roberto Rivera - Comunicador
11. Diretor Publicações e Redes Adjunto: Márcio Cabral - Pedagogo, Prof. do Município de Porto Alegre, ex-Secretário de Turismo RS
12. Diretor Estudos Econômicos: David Fialkow Sobrinho – Economista, Professor Universitário
13. Diretor Centro de Documentação e Memória: Walter Oliveira - Bacharel em Direito, Cientista Político, Servidor Público Federal


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira