Rio Grande do Sul

Mulheres

A luta das mulheres é tema de estreia dos Grandes Debates da Câmara de São Leopoldo

A professora universitária, escritora e filósofa Marcia Tiburi abordou o tema “Mulheres, violência e poder”

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Marcia Tiburi enfatizou a importância de valorizar esses momentos de debates sobre a realidade das mulheres e suas lutas cotidianas - Divulgação

A professora universitária, escritora e filósofa Marcia Tiburi inaugurou na noite desta quarta-feira (10), os Grandes Debates na Câmara Municipal de São Leopoldo. Em sua fala abordou o tema “Mulheres, violência e poder”, em referência ao mês de março, historicamente, de luta das mulheres.

Marcia Tiburi manifestou sua alegria e gratidão com o convite e a oportunidade, enfatizando a importância de valorizar esses momentos de debates sobre a realidade das mulheres e suas lutas cotidianas. Com relação ao mês de março e ao Dia Internacional da Mulher, destacou que “as mulheres estão esperando justiça, estão esperando direito sobre os seus corpos, uma vida melhor, mais digna, estão esperando a democracia. Claro que receber flores não faz mal a ninguém, mas só receber flores sem o resto, não nos interessa. Então, nós estamos construindo, diariamente, a nossa luta”.

A presidenta da Casa Legislativa, vereadora Ana Affonso (PT), foi a mediadora da atividade que também contou com a participação de autoridades locais, vereadora Nadir Jesus (PT), vereadora Iara Cardoso (PDT), secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Margarete Simon Ferretti, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Antoninha Della Mea Lima, integrante do Projeto Sonhos e Sabores, da Ocupação Steigleder, Dantara Katiele de Freitas Macedo, integrante da Cooperativa Mundo Mais Limpo, Graziele Gonçalves.

Ana Affonso fez um resgate das vivências de Marcia Tiburi que, em 2018, concorreu ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e, logo após as eleições, precisou se retirar do Brasil devido ao nível de ataques e ameaças que sofreu. Mencionando as estratégias adotadas pelo patriarcado para a manutenção dos espaços de poder pelos homens, a vereadora também refletiu sobre o assassinato de Marielle Franco, ocorrido em 14 de março de 2018, um exemplo brutal de como se articula esse sistema que odeia as mulheres.


A presidenta da Casa Legislativa, vereadora Ana Affonso (PT), foi a mediadora da atividade que também contou com a participação de autoridades locais / Divulgação

É preciso coragem para enfrentar o patriarcado

“Não haverá sociedade democrática, não haverá justiça, não haverá um mundo melhor para se viver, se a gente não acabar com essa equação, se a gente não acabar com essa violência dos homens”, enfatizou Marcia Tiburi.

A intelectual também reforçou a importância do feminismo, de as mulheres se afirmarem feministas, e de ocuparem os espaços de poder e decisão para que a sociedade consiga avançar na luta por direitos, igualdade e equidade. “O patriarcado odeia as mulheres e odeia mais ainda as feministas, porque essas feministas vêm, de alguma maneira, na cabeça dos paranoicos do patriarcado, ameaçar o seu lugar de poder. E a gente precisa ter coragem de enfrentar isso.”

Segundo ela, o que se chama de patriarcado é esse sistema de poder que está na mão dos homens, que foi organizado pelos homens, e é um sistema de poder no qual os homens se colocam e são colocados nesse lugar de pessoas privilegiadas. “É como se o mundo fosse deles. E as mulheres são colocadas numa posição inferior, secundária e sofrem violência porque elas não têm esse poder.”

Para Tiburi, as mulheres não devem ter vergonha da palavra feminismo. “A gente tem que ter orgulho dessa palavra, porque é uma palavra que a gente vem construindo, que a gente vem dando significado a ela, ressignificando essa palavra. Deve ser motivo de orgulho quando a gente faz essa declaração ‘eu sou feminista’.”

“Nós que estamos aqui vivas, nós que estamos aqui na luta, nós só estamos aqui com o pouco de direitos assegurados que nós temos hoje e que ainda não foi destruído por esse patriarcado fascista que avança, esse desgoverno da morte, porque outras mulheres construíram o nosso caminho. Nós temos o dever de honrar as nossas antepassadas e de construir caminhos horizontais para as nossas companheiras que estão na luta com a gente e pensando também, evidentemente, nas meninas, nas jovens, nas mulheres das novas gerações que estão chegando para as lutas, e também pelo direito de viver a partir daquilo que as lutas constroem.”

As discussões reforçaram pautas históricas das mulheres contra a violência, o ódio, o machismo, na luta pela garantia dos direitos e por mais representação nos espaços de poder e decisão. E trouxeram, ainda, demandas atuais, como o enfrentamento à pandemia, a necessidade imediata da vacina para a população brasileira, o problema do desemprego e da fome que atinge ainda mais as mulheres, as posturas do presidente Bolsonaro de ataques e agressões às mulheres e minorias sociais, à classe trabalhadora, à comunidade negra, ao povo que vive nas periferias.

Em breve, a Câmara vai divulgar informações sobre o próximo evento dos Grandes Debates, a ser realizado no mês de abril. A proposta é uma iniciativa da presidenta da Casa Legislativa, vereadora Ana Affonso (PT), com o objetivo de realizar discussões mensais ao longo deste ano, para mobilizar a sociedade em torno de assuntos atuais e de relevância.

O vídeo do painel online “Mulheres, violência e poder” está disponível no canal da Câmara no YouTube e na página da vereadora Ana Affonso.

 
Grandes Debates com Márcia Tiburi

Grandes Debates com Márcia Tiburi. Painel: Mulheres, violência e poder.

Posted by Ana Affonso on Wednesday, March 10, 2021

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.Re

Edição: Katia Marko