Minas Gerais

LUTA POPULAR

Documentário "Dos Estudantes aos Bairros" fala sobre solidariedade na periferia de BH

Levante Popular da Juventude e UFMG produziram vídeo sobre a campanha Periferia Viva na Pedreira Prado Lopes

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Nome documentário foi inspirado na frase de Florestan Fernandes - Foto: Reprodução vídeo

Hoje, dia 18 de março, estreia o documentário "Dos Estudantes ao Bairro" no canal do Youtube do Levante Popular da Juventude (clique aqui). O Documentário, realizado pelo movimento em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Pedreira Padre Lopes em Belo Horizonte, retrata a campanha de solidariedade Periferia Viva, que ao longo da pandemia realizou diversas iniciativas para garantir acesso à saúde, à segurança-alimentar e formação política nas periferias brasileiras.

Guilherme Vaz, estudante de medicina e militante do Levante, participa do projeto desde o início. Ele conta que a intenção de gravar o documentário foi mostrar para o maior número de pessoas possível a importância das campanhas. "A gente estava vendo que era uma ação muito importante e que a gente precisava divulgar".

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A ideia do documentário era mostrar as ações de solidariedade para além da simples ajuda material às famílias. As campanhas também tinham formações educacionais e políticas, que na opinião de Gabriel, servem para pensar saídas coletivas. "A única saída é a gente se juntando para resolver os nossos problemas". Ainda segundo Gabriel, o documentário serviu muito bem nesse sentido. "Porque consegue mostrar que é um projeto do povo cuidando do povo, se organizando para resolver os seus problemas", disse.

O nome documentário "Dos Estudantes ao Bairro" foi inspirado na famosa frase do sociólogo brasileiro, Florestan Fernandes: “ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo”.

Lançamento

A estreia é virtual, nesta quinta (18 de março de 2021) às 17h.

Onde: Canal do Levante Popular da Juventude

Edição: Elis Almeida