Minas Gerais

PANDEMIA

Calendário correto de vacinação contra coronavírus em Belo Horizonte

Vacinação em BH desacelara. Semana terá segunda dose de vacinação para idosos a partir de 71 anos

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
A vacinação em Belo Horizonte começou no dia 19 de janeiro - Créditos da foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG

A vacinação contra o coronavírus em Belo Horizonte dá uma desacelerada nos últimos dias. Pessoas acima de 63 anos estão sendo vacinadas desde 14 de abril, e a prefeitura ainda não divulgou como ficará a vacinação de primeiras doses para essa semana (19 a 23 de abril).

As pessoas de 73 e 74 anos tiveram a vacinação da segunda dose antecipada para sábado (17 de abril), e idosos de 71 e 72 anos recebem a segunda dose a partir dessa segunda-feira (19 de abril). O prazo entre a primeira e a segunda doses da vacina contra o coronavírus é de 14 a 28 dias para os vacinas com a Coronavac, como informou a Prefeitura de BH.

Confira o cronograma da semana:

- 62 anos: terça-feira, dia 20 de abril e quarta-feira, dia 21 de abrilConfira aqui os locais de vacinação para esta faixa etária.

- 61 anos: quinta-feira, dia 22 de abril e sexta-feira, dia 23 de abril. Confira aqui os locais de vacinação para esta faixa etária.

- 74 e 73 anos, segunda dose: começou no sábado (17/04). Confira aqui os locais de vacinação para esta faixa etária.

- 72 e 71 anos, segunda dose: começa na segunda-feira (19/04). Confira aqui os locais de vacinação para esta faixa etária.

Os idosos podem receber a vacina nos 152 centros de saúde e postos extras de Belo Horizonte, das 7h30 às 16h30, ou nos postos drive-thru, de 8h às 16h30. Para ser vacinado, o idoso precisa levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades.

Mensagem falsa no WhatsApp

Circulou pelo WhatsApp, neste mês de março, uma lista indicando as idades e datas para vacinação em Belo Horizonte (MG). A informação, que é falsa e vem sendo desmentida, causou confusão principalmente entre os idosos, que buscam saber o dia exato de sua vacinação.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A prefeitura de Belo Horizonte optou por divulgar as vacinações que já estão sendo liberadas, e não divulga amplamente um calendário futuro. Está em andamento a vacinação de pessoas com mais de 63 anos.

Para buscar as datas da vacinação para BH, com garantia de que a informação é verdadeira, acesse diretamente o site da Prefeitura (clique aqui).

Vacinas até o momento

O site da Prefeitura de Belo Horizonte divulgou que a cidade recebeu 796.560 doses de vacinas contra a covid-19, todas reservadas a públicos prioritários. Dessas, já foram aplicadas 460.875 primeiras doses e 138.451 segundas doses. A vacinação em Belo Horizonte começou no dia 19 de janeiro.

Matéria atualizada em 19/04/2021 às 18:18.

Edição: Wallace Oliveira