Minas Gerais

COMO DENUNCIAR

Vacinação contra covid-19: como denunciar práticas ilegais ao Ministério Público?

Para efetuar as denúncias, é importante levantar informações como dia, local, nomes, possíveis responsáveis e provas

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Tem prioridade profissionais de saúde, idosos, transplantados, pessoas com comorbidades ou doenças crônicas - Créditos da imagem MPF Serviços

Os Ministérios Públicos Federal e de Minas Gerais possuem canais para que o cidadão possa denunciar irregularidades no processo de vacinação contra a covid-19. Qualquer pessoa que tenha identificado desvio de vacinas, tentativas de “furar filas” e outras movimentações suspeitas pode acionar os órgãos, pelas páginas do MPF ou Ouvidoria do MPF.

O Ministério Público de Minas Gerais também acolhe denúncias pelo telefone da Ouvidoria, número 127. Outra opção é baixar o aplicativo “MPF Serviços”, do Ministério Público Federal.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Para efetuar as denúncias, é importante levantar informações como dia, local, nomes, possíveis responsáveis e provas da prática ilegal, como fotos, vídeos, prints de imagens na internet, gravações de áudio e mensagens que ajudem na investigação.

Os órgãos ressaltam que a prioridade neste momento, em que o Brasil não tem doses suficientes para todos, deve ser dada aos profissionais de saúde, idosos, transplantados de órgãos e trabalhadores com comorbidades ou doenças crônicas. A aplicação de vacina em quem não se enquadra nesses critérios é crime.

Edição: Rafaella Dotta