Minas Gerais

Coluna

A revolta dos ratos

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

" A destruição do SUS, com a retirada de verbas e extinção de programas de atenção para regiões mais desassistidas, só agora alerta a consciência do país" - Créditos da foto: Thales Ferreira
Foram precisas mais de 3 mil mortes por dia para que a sensibilidade da parte da elite fosse ativada

De uma hora para outra a toxicidade de Bolsonaro se espalhou. Todos agora se esforçam para emitir ultimatos e desfiar xingamentos. Empresários. Banqueiros. Economistas liberais. Jornalistas que sempre exerceram o ventriloquismo da voz do dono. Juristas e juízes que utilizavam a defesa das instituições como anteparo para a leniência e, muitas vezes, contraditoriamente “pedindo vistas” para fechar os olhos. Políticos que pegaram o vácuo do presidente até o mês passado para ganhar cargos na direção do Congresso agora acendem luzes amarelas de indignação. Percebem que o navio afunda e se agitam. Como ratos.

Pode parecer uma boa notícia, já que avoluma a onda que pode levar a contenção do desvario administrativo e da insensibilidade humana – poucas figuras unem de forma tão íntima a incompetência e a maldade como Bolsonaro –, ao fortalecimento de uma alternativa em 2022 e até mesmo ao afastamento imediato do presidente. A revolta dos roedores traz um impulso novo, sobretudo pela capacidade que tem de se retroalimentar com a modelagem revista da parceria entre a parcela desagradada da elite e a imprensa corporativa.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Não dá para levar a sério críticas de quem ajudou a exterminar a democracia brasileira com o golpe contra Dilma Rousseff e pavimentou a eleição de Bolsonaro, sabendo de tudo que ele era capaz, e que agora se apresenta como representante da racionalidade e da defesa da vida e da economia. Agiram, deliberadamente, contra a razão como expressão de interesses universais, contra a vida digna da maioria da população e em detrimento de uma economia voltada para a autonomia, sustentabilidade e distribuição de renda. Eram, então, inimigos do povo brasileiro. E, em essência, ainda o são.

Destruíram as instituições democráticas, patrocinaram a extirpação de direitos trabalhistas e sociais, retiram o país da trilha das economias autônomas. Atacaram programas sociais, foram participantes dos propósitos de abrandamento da legislação ambiental. Muitos cerraram fileiras contra movimentos sociais, atuam para criminalizar as organizações populares e a reforma agrária. Foram – e permanecem em grande medida – partidários do armamento da população e da terra-sem-lei da segurança pública impune em sua tarefa de esculachar pobres e pretos, em conluio com a mecânica miliciana de domínio dos territórios pelo medo.

Para piorar, são os mesmos grupos que, ciosos de sua modernidade em comportamento e artes, deixaram correr solto o preconceito, a censura, o moralismo e a destruição do pensamento crítico. Agiram como quem dá os dedos dos costumes para preservar o braço forte dos interesses do mercado. Foi preciso que a ação anticivilizatória chegasse aos seus negócios, no caso da indústria cultural, para que esboçasse uma reação que não se viu quando o ministério da Cultura e a pasta dos direitos humanos (rebatizada e ampliada para abrigar Damares) foram extintos e as áreas entregues seguidamente a pessoas ignorantemente patéticas, fundamentalistas, racistas, filonazistas ou todas essas barbáries juntas.

Políticos que pegaram o vácuo do presidente até o mês passado, agora acendem luzes amarelas de indignação. Percebem que o navio afunda e se agitam. Como ratos.

Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, eleitos entre os acólitos do presidente, agora emitem sinais de desagrado à saída de reuniões, para responder de forma inconvincente à pressão de seus eleitores. No entanto, não são capazes de levar adiante sua tarefa – bem como não o fizeram Maia e Alcolumbre antes deles – de pautar CPIs e processos de impedimento que se amontoam nas duas casas. Enquanto isso, deixam correr solta as agendas de projetos que instituem um Estado armado, contra as manifestações populares que passam a ser consideradas terroristas e favoráveis à pauta neoconservadora em educação e comportamento.

Os mesmos que ora se batem contra o ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, conviveram com ele sem maiores arestas até que viram a incongruência entre os desvarios do chanceler contra o ambiente economicamente multilateral, climaticamente responsável e democraticamente a favor dos direitos humanos. Araújo, na contramão do mundo, da história e da sanidade, encabeça desde o início do governo, uma cruzada que tem como parceiros a expressão da ultradireita internacional, a partir da submissão aos interesses dos Estados Unidos de Trump, que ainda vige na cabeça do pior diplomata do mundo.

Os empresários e agora o Congresso se movimentam contra o ministro em razão de riscos que vão além do seu comportamento patético. Foi preciso que o agronegócio fosse ameaçado, que as exportações sofressem abalos e que o país passasse a mendigar indulgências para comprar vacinas, em razão das portas fechadas pela ação deletéria do chanceler. Os novos indignados, depois de cevarem cabotinamente a ignorância de Araújo, passam a cobrar sua cabeça numa bandeja. Bolsonaro, como sempre faz, deve se descartar do colaborador, em sua repetida estratégia do “antes ele do que eu”. Eles se merecem.

Se sobrevivermos, a luta estará apenas começando

Na saúde, foram precisas mais de 3 mil mortes por dia, um volume de 300 mil em um ano e o colapso do sistema de atendimento para que a sensibilidade da parte da elite fosse ativada. Foi necessário faltar vagas em hospitais privados, oxigênio e anestésicos e que a doença passasse a atingir jovens e pessoas saudáveis. E, para completar, que a economia sofresse sua maior derrocada pela falta de perspectivas de retomada de um cenário mínimo de normalidade. A destruição do SUS, com a retirada de verbas e extinção de programas de atenção para regiões mais desassistidas, só agora alerta a consciência do país. Os defensores do SUS de hoje sonhavam ontem com um plano de saúde.

O descaso com as vacinas foi da ideologização estapafúrdia à incompetência de planejamento e logística. A ausência de um comando responsável e centralizado e a exibição de atitudes criminosas era posta na conta dos excessos do presidente, não de um crime contra a saúde pública. A separação entre economia e saúde parecia ser algo real e considerável, o que validava todos os equívocos, do uso de remédios ineficazes e desprezo pela ciência ao ataque às iniciativas de distanciamento social e uso de máscaras. Os defensores do lockdown de hoje sonhavam ontem com as oportunidades da pandemia, inclusive com a fragilização das relações trabalhistas.

Agiram como quem dá os dedos dos costumes para preservar o braço forte dos interesses do mercado

O escanteamento de Paulo Guedes é outro fato que precisa ser lido com cuidado. Ele não fracassou por sua fidelidade ao padrão privatista, concentrador, antidireitos e, no modelo de Chicago, sem pudores com o autoritarismo. O ministro perdeu o apoio do patronato real e simbólico por fazer par ao desastre sanitário com a mesma incapacidade de gerir a economia, ainda que com todos os instrumentos na mão. Economiza no auxílio emergencial, a única ferramenta útil que dispõe, por uma alergia figadal com a distribuição de renda. Para ele, é melhor a morte. Tem feito afundar a economia, empobreceu a população, multiplicou o desemprego e está à frente de um processo nunca visto de fuga de investimentos no país.

Mesmo com a primazia dada ao setor em plena crise sanitária, foi capaz de romper os laços de confiança com o mercado. Ninguém mais deve mover um dedo para mantê-lo no cargo. Ele quebrou a economia, esfacelou os laços sociais do trabalho e não percebeu que a retomada passava necessariamente pelas vacinas e investimento nos trabalhadores e na continuidade dos pequenos negócios. Ao ler os nomes de ex-ministros da economia e presidentes do Banco Central em documentos contra a ação do governo, ao lado dos empresários e banqueiros que julga representar, Guedes deve ter se visto como filho sem pai.

O momento exige unidade, indispensável em tempos de crise de hegemonia, mas também clareza de propósitos políticos. 

A lista de colaboracionismo dos signatários do manifesto do PIB e de outros indignados de última hora poderia seguir indefinidamente. No entanto, o que precisa ser destacado não é a estratégia de sobrevivência dos ratos, mas o risco que ela traz. Podemos ver a indignação seletiva e extemporânea assumir a proa das mínimas possibilidades de retomada dos rumos do país, com sua tendência sempre azeitada para a conciliação e acordos por cima. O momento exige unidade, indispensável em tempos de crise de hegemonia, mas também clareza de propósitos políticos. Bolsonaro não é um obstáculo, é um sistema entranhado com diferentes graus de periculosidade.

Estar ao lado de banqueiros, empresários, políticos fisiológicos e capitães da imprensa não torna ninguém um deles. É a boa notícia. E o melhor aviso. Se sobrevivermos, a luta estará apenas começando.

Edição: Amélia Gomes