Minas Gerais

LUTA

Em defesa do lockdown, Frente Brasil Popular realizou ato simbólico em Juiz de Fora

Ação aconteceu na quarta (24) e faz parte de agenda de lutas que reforça a necessidade de medidas de combate à pandemia

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
A agenda de lutas prevê, ainda, um twittaço, uma oficina de ornamentação na cidade e uma plenária municipal com a participação de vereadores do campo progressista de Juiz de Fora - Créditos da foto: Comunicação Levante Popular da Juventude

Movimentos sociais e estudantis, sindicatos, partidos políticos e outras organizações que constroem a Frente Brasil Popular em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, iniciaram, nessa quarta-feira (24), uma série de atividades para defender as medidas de prevenção e combate à pandemia da covid-19 na cidade.

Um ato simbólico na Câmara Municipal foi realizado no mesmo local, onde as organizações de direita espalharam caixões com a foto de vereadores e da prefeita Margarida Salomão (PT). As escadarias foram lavadas pelos participantes da ação em defesa da vida.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O ato também denuncia os ataques e as ameaças direcionados à prefeita, desde o decreto de lockdown e estabelecimento do toque de recolher no município. Uma colagem de lambes também foi realizada neste mês pelo Levante Popular da Juventude, e outras ações estão previstas para conscientizar a população de Juiz de Fora sobre a importância das ações de prevenção ao coronavírus.

Na última semana, algumas manifestações de lojistas e empresários locais pediram a reabertura do comércio na cidade. A pauta, porém, tem sido apropriada por movimentos de direita e negacionistas que aproveitam o momento para induzir a população ao chamado “tratamento precoce” e, agora, ameaçam pedir o impeachment da prefeita.

Como parte da agenda construída, ao longo desta semana, um carro de som irá circular pela cidade transmitindo uma mensagem denunciando o descaso de Jair Bolsonaro em relação às vítimas da covid-19, além da responsabilidade do governo pelo aumento do preço dos alimentos, do gás de cozinha e do combustível no país. “Não dá mais! Chega! Precisamos de vacina para todos já, auxílio emergencial digno, emprego e renda. Fora Bolsonaro!”, emite o áudio reproduzido pelo carro de som.

Manifesto pela Vida e agenda de lutas

Uma nota de solidariedade à prefeita Margarida Salomão e em defesa das medidas de combate à pandemia, produzida pela Frente Brasil Popular, já recolheu quase 180 assinaturas de organizações de trabalhadores, além de artistas, como Flávio Renegado, Samuel Rosa, Fernanda Takai e Leonardo Boff. O Manifesto pela Vida pode ser assinado pelas redes sociais da Frente Brasil Popular (clique aqui).

A agenda de lutas prevê, ainda, um twittaço, uma oficina de ornamentação na cidade e uma plenária municipal com a participação de vereadores do campo progressista de Juiz de Fora. 

Edição: Larissa Costa