Minas Gerais

PANDEMIA

Artigo | Lentidão: MG aplicou somente 54,81% das vacinas contra coronavírus recebidas

Enquanto há demora na distribuição e aplicação das doses, estado assiste a recordes de mortes por covid-19

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Até 6 de abril estado aplicou apenas 2,5 milhões de doses - Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

No ano passado o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu que o coronavírus precisava viajar. O vírus não só viajou como estabeleceu residência em Minas Gerais.

Agora, tudo indica que Romeu Zema e alguns prefeitos seguem a mesma lógica no caso da vacinação. Ou seja, parece que as vacinas devem ser para estocar e não para salvar vidas indo para os braços das pessoas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A população está lascada. Se não bastasse a incompetência do governo federal na aquisição de vacinas, o povo sofre com a lentidão na aplicação das doses que já existem.

Enquanto isto, o povo está morrendo nas filas de hospitais por falta de assistência médica ou assistência adequada. Há, ainda, falta de planejamento, com os governos cedendo às pressões de algumas categorias para furarem a fila. 

Na tabela abaixo, vemos o total de vacinas recebidas em cada remessa, totalizando 4.651. 980 doses. Até hoje, 6 de abril, apenas 1.954.909 de pessoas receberam a primeira dose e 594.956 a segunda dose, somando as duas doses, temos até o momento 2. 549.865 de doses aplicadas, isto representa 54,81% das doses recebidas.


Tabela produzida pelo autor do texto / Reprodução

Lindolfo Fernandes de Castro é auditor fiscal da Receita Estadual de MG e ex-presidente do Sindifisco – MG.

Edição: Elis Almeida