Rio Grande do Sul

Lançamento Virtual

Documentário inspirado em livro retrata as religiões afro-gaúchas

Com pré-lançamento no dia 16/4, o filme mostra a história e a cultura das religiões como Batuque, Umbanda e Quimbanda

Brasil de Fato | Porto Alegre |
“Cavalo de Santo” marca a estreia de Mirian Fichtner na direção de cinema com um longa-metragem - Divulgação

O documentário longa-metragem “Cavalo de Santo”, baseado no livro homônimo da fotógrafa Mirian Fichtner, é fruto de dez anos de pesquisas entre os terreiros gaúchos e retrata o universo religioso afro-brasileiro no Rio Grande do Sul. Dirigido pela fotógrafa e pelo jornalista e produtor cultural Carlos Caramez, o longa foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº14.017/2020 e será pré-lançado de forma virtual no dia 16 de abril, com live de apresentação e participação dos autores e convidados.

“Cavalo de Santo” marca a estreia de Mirian Fichtner na direção de cinema com um longa-metragem. Segundo ela, “o maior desafio enfrentado foi transpor a linguagem fotográfica do livro para a narrativa cinematográfica”. O filme apresenta o complexo das religiões afro-gaúchas, destacando o Batuque, a Umbanda e a Quimbanda com suas características e peculiaridades regionais.

A obra conta com a participação de nomes importantes da ancestralidade religiosa afro-brasileira no Rio Grande do Sul e depoimentos de antropólogos e sociólogos. Também aborda a história e a formação das religiões, o racismo, a intolerância religiosa no RS e as diversas formas de luta do povo de religião para preservarem seus cultos e manterem a sua fé.


O filme longa-metragem “Cavalo de Santo” foi produzido pela Cubo Filmes, em parceria com a Estação Filmes, a Pluf Fotografias e a Caminho do Mar Soluções Culturais / Divulgação

O longa teve como ponto de partida os dados IBGE 2000 e 2010 que apontaram o Rio Grande do Sul como o estado com maior número de terreiros e de fiéis declarados pertencentes a este segmento religioso, proporcionalmente ao número da população. A FGV - Fundação Getúlio Vargas em mapa das religiões, elaborado em  2011, confirmou Porto Alegre como a capital das religiões afro, no Brasil.

Para Mirian, o objetivo do filme é dar voz e protagonismo aos personagens do livro. “Através do filme é possível ouvir suas rezas, mostrar a cultura exuberante e conhecer a vida pulsante dos terreiros gaúchos. É uma forma de preservar os saberes e memórias desta cultura imaterial no Rio Grande do Sul, transmitida pela oralidade da ancestralidade negra no Estado”.

O filme longa-metragem “Cavalo de Santo” foi produzido pela Cubo Filmes, em parceria com a Estação Filmes, a Pluf Fotografias e a Caminho do Mar Soluções Culturais. Contou com o apoio da lei Aldir Blanc para sua finalização e lançamento.

Serviço:

Pré-Lançamento do longa-metragem “Cavalo de Santo”
Site: cavalodesantofilme.com.br
Dia 16/4
20h - live de apresentação com autores e convidados
20h30min - pré-lançamento do filme


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko