Articulação

Sessão presencial ou não: o que pode determinar o início da CPI da covid no Senado

Base aliada de Bolsonaro quer atividades presenciais para a comissão; com a pandemia, Senado trabalha por via remota

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

"É perfeitamente possível uma comissão temporária funcionar de forma semipresencial", defende Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que conduziu a articulação para a apresentação do pedido de criação da CPI - Marcos Oliveira/Agência Senado

Contrariado com a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid para apurar irregularidades na condução da pandemia, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) quer que as sessões do colegiado sejam realizadas presencialmente, o que inviabilizaria o início dos trabalhos neste momento.

Continua após publicidade

Com o agravamento da situação da pandemia no país, o Senado funciona atualmente por via remota.

O objetivo do governo é evitar maiores danos à imagem da gestão, que enfrenta duras críticas pela má administração da pandemia ao mesmo tempo em que a figura do presidente da República sofre aumento de rejeição.

Para o líder da minoria, Jean Paul Prates (PT-RN), a proposta colocada pelos aliados do Planalto seria uma “manobra protelatória”.

“Desde o ano passado o Senado vem trabalhando de forma remota ou semipresencial e em nenhum momento os trabalhos foram prejudicados. Nada impede a CPI de ouvir um especialista do Amazonas ou de Roraima, do Rio Grande do Sul ou do Norte pelo sistema remoto”.

:: Leia também: CPI da covid é vitória democrática e pressiona governo a agir, avaliam especialistas ::

Prates argumenta ainda que o Poder Judiciário já vem trabalhando com depoimentos virtuais desde o ano de 2009, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, realiza sessões remotas desde o começo da pandemia no país.

“Qual o impedimento para que essa prática seja adotada pelo menos parcialmente numa CPI? Deixo aqui mais uma pergunta: por que tanto medo do governo com a CPI? Quem não deve não teme”, pontua Prates.

Na última terça-feira (13), durante debates no plenário do Senado, o vice-líder do governo, Eduardo Gomes (MDB-TO), criticou a criação da CPI enquanto o país tiver baixa cobertura vacinal contra a covid.

Ele foi acompanhado por outros aliados do Planalto, como os senadores Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e Luiz do Carmo (MDB-GO). Este último, por exemplo, propôs o início do calendário da CPI somente em outubro.

Para o líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que conduziu a articulação para a apresentação do pedido de criação da CPI, as atividades do colegiado não se inviabilizam pelo atual cenário da pandemia.

:: Leia também: CPI da Covid: gestão Bolsonaro tende a viver mais desafios para estabilidade política ::

“Assim como foi possível, antes do agravamento da pandemia, o plenário funcionar de forma semipresencial, as comissões permanentes de forma semipresencial escolheram seus membros, é perfeitamente possível uma comissão temporária funcionar de forma semipresencial”, disse, ao destacar que o grupo pode adotar “todos os protocolos necessários”.

Ainda em aberto, a questão deve ser decidida pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

A tendência é que o debate sobre o formato das sessões da CPI seja balizado conforme a decisão do Supremo desta quarta (14), quando o plenário da Corte deve julgar a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de obrigar Pacheco a criar o colegiado.

Edição: Poliana Dallabrida