Paraíba

CULTURA

Dia Nacional do Sanfoneiro é instituído em homenagem ao Mestre Sivuca

Dia 26 de maio, dia do nascimento do Mestre, será a data de comemoração da arte da Sanfona

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Internet - Foto: Reprodução

O Dia Nacional do Sanfoneiro será comemorado na data de nascimento do músico Severino Dias de Oliveira, conhecido como Sivuca, em 26 de maio. É o que preconiza a lei publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (20) - (Lei nº 14.140, de 19 de abril de 2021). Sivuca morreu aos 76 anos, no dia 14 de dezembro de 2006.

Severino Dias de Oliveira nasceu em Itabaiana, na Paraíba, e levou a cultura nordestina para o mundo. Como compositor, arranjador, instrumentista, o mestre da sanfona participou de mais de 200 discos de gêneros musicais diferentes como bossa nova, forró, choro, baião, maracatu, frevo, entre outros.

A socióloga Flávia Barreto, filha de Sivuca, escreveu um livro biográfico do pai, 'Magnífico Sivuca: Maestro da Sanfona', no qual detalha a infância, a carreira do músico no Brasil e no exterior e as parcerias musicais.

“Sivuca é música, sempre foi música, em casa, fora de casa. Sivuca estava sempre tocando, ouvindo. Ele sempre foi música, desde criança”, disse Flávia em entrevista para a Rádio Nacional de Brasília.

 

Fonte: Agência Brasil

Edição: Heloisa de Sousa