Paraíba

VITÓRIA

Depois de pressão dos estudantes, UFCG reabre prazo de inscrição para SISU

Cadastramento dos estudantes foi reaberto e segue até meio-dia dessa sexta (23)

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Prazo para cadastramento do SISU para UFCG é reaberto depois de luta dos estudantes. - Reprodução

Os estudantes que tentaram mas não conseguiram se cadastrar para vagas na Universidade Federal de Campina Grande vão ter nova oportunidade. Apesar do calendário oficial de matrículas do Sistema Único de Seleção (SISU) para candidatos a estudarem em instituições públicas de ensino superior ir até o dia 23 de abril, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) adiantou o prazo de cadastramento para o último final de semana, dias 17 e 18. 

A mudança casou um descompasso com os estudantes que pleiteavam uma vaga na UFCG. Muitos perderam o prazo para se cadastrarem por desconhecerem o fato. Por causa disso, o Diretório da Central dos Estudantes (DCE) da UFCG iniciou uma luta para a reabertura do prazo de cadastramento.

"Em processo de adaptação para fazer esse cadastramento de forma remota, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) antecipou para o final de semana, dias 17 e 18, o cadastramento, ou seja, o envio de documento pelos estudantes para que fosse realizado o cadastramento. Durante a semana, de 19 a 23, seria de competência das coordenações de curso efetuar esse cadastramento. Os estudantes, egressos do Ensino Médio, estando por fora da dinâmica da UFCG, se basearam no calendário oficial do SISU e acabaram  ficando de fora desse adiantamento dos prazos de cadastro da UFCG", explicou Daiane  Araújo, representante do DCE da UFCG.

A comunicação dos novos prazos não teve o alcance necessário, inclusive, por não ser idêntico ao calendário do SISU e muitos estudantes perderam o prazo concedido. Ficaram sem enviar a documentação 105 estudantes. 

"Acompanhamos esses estudantes que não conseguiram enviar a documentação no final de semana e que careciam da reabertura do edital para que pudessem realizar sua matrícula. Muitos estudantes poderiam ter ficado de fora, por irresponsabilidade da UFCG, em de não prever as condições socioeconômicas dos estudantes, que não tem acesso à internet  nos finais de semana, até mesmo a computadores compatíveis para enviar documentação digitalizada, inclusive documentos que precisam ser providenciados para serem enviados para esse cadastramento. A gente construiu uma luta, nesses últimos 3 dias, mobilizando e tentando encontrar esses estudantes, que tinham sido prejudicados, para conseguir mapear, e garantir que, com a reabertura do edital, mirando a conquista da luta, que esses estudantes não ficassem de fora quando nós conseguíssemos que o edital fosse reaberto. Fizemos mobilização nas redes e canais de TV e rádio e construímos diálogo direto com alguns alguns órgãos de justiça e também com a UFCG ", disse Daiane.


Daiane Araújo (DCE/UFCG), Leonam Holanda, Beatriz e Natália Medeiros durante luta por reabertura do edital SISU para a UFCG. / Reprodução

Na quarta (21), o Diretório da Central dos Estudantes (DCE) da UFCG, juntamente com a União Nacional dos estudantes (UNE) enviou uma solicitação para que a Universidade reabrisse o calendário até essa sexta (23). "Na madrugada desta quinta (22), exatamente à meia-noite, a gente recebeu a notícia de que a plataforma foi reaberta e que os estudantes poderiam continuar seu processo de matrícula. Ficamos felizes em saber que os jovens que estão chegando tiveram esse direito garantido , graças a luta e a movimentação dos estudantes", desabafou Daiane Araújo, representante do DCE da UFCG.

Você pode acessar o edital retificado clicando a seguir: Edital retificado do Processo Seletivo SISU UFCG 2021 


"Nossa luta é por uma universidade publica e popular, essa vitória reafirma o compromisso do movimento estudantil com os trabalhadores e trabalhadoras que hoje dormirão mais sossegados com a certeza de que seus filhos ingressarão na Universidade. Nós podemos muito e juntas podemos ainda mais", disse em nota o DCE da UFCG. 


 

Edição: Heloisa de Sousa