Rio de Janeiro

Dica de cinema

Quatro filmes sobre questões ambientais para assistir no final de semana

Lista elaborada pelo Brasil de Fato traz seleção de títulos bem avaliados pela crítica disponíveis online na Netflix

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O documentário "Professor polvo" está concorrendo ao Oscar pela África do Sul e tem sido avaliado como um forte concorrente - Divulgação

Esta semana foi marcada pela reunião da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Por isso, o noticiário esteve recheado de denúncias sobre questões ambientais e da repercussão sobre as declarações inconsistentes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a agenda ambiental brasileira.

Leia também: Oito filmes sobre os povos indígenas para ver na quarentena

Para aproximar o debate sobre as questões climáticas e ambientais, o Brasil de Fato separou uma lista de quatro filmes disponíveis na Netflix, como plataforma online mais popular entre os brasileiros. Assim, o seu final de semana pode começar sem aquela longa jornada em busca de um bom filme para assistir e ainda é possível enriquecer seus conhecimentos sobre um dos assuntos do momento. Confira a lista completa:

1. “Professor Polvo” (2020 - 85 min)

Craig Foster, fotógrafo e mergulhador da África do Sul, passa um ano registrando diariamente a vida de um polvo fêmea em seu habitat natural: uma floresta subaquática. Durante as imersões, ele fica intrigado por um polvo e cria uma amizade com o animal. A proximidade entre eles e os sinais de inteligência e de carinho do molusco são registrados de forma impressionante neste filme. Foster é criador da ONG ambiental Open Sea Project, que trabalha para a preservação dos oceanos. O documentário está concorrendo ao Oscar pela África do Sul e tem sido avaliado como um forte concorrente. 


Em “Oceanos de plástico” ficam expostos de forma didática os principais efeitos do material ao meio ambiente para além do que os olhos podem ver / Divulgação

2. “Oceanos de plástico” (2016 - 120 min)

Nos últimos anos se tornou difundida a informação dos estragos causados pelo plástico na natureza. No entanto, a maior parte desse impacto não fica evidente no cotidiano. Em “Oceanos de plástico” ficam expostos de forma didática os principais efeitos do material ao meio ambiente para além do que os olhos podem ver. Nos oceanos, garrafas que se prendem aos animais ou fragmentos que são engolidos são a ponta do iceberg de um grande problema. O documentário mostra a gravidade da questão quando se considera o microplástico - partículas minúsculas do material presentes na cadeia alimentar da fauna dos oceanos até a nossa mesa. 


Aclamado no Festival de Cinema de Sundance em 2017, “Em Busca de Corais” conta sobre a destruição de corais ao redor do mundo / Divulgação

3. “Em busca dos corais” (2017 - 93 min)

Você sabia que recifes de coral estão desaparecendo em um ritmo acelerado? Aclamado no Festival de Cinema de Sundance em 2017, “Em Busca de Corais” conta sobre a destruição de corais ao redor do mundo e o efeito devastador que o fenômeno está acarretando no ecossistema. O documentário, dirigido por Jeff Orlowski e produzido por Larissa Rhodes, contou com filmagens de voluntários de 30 países e o apoio de mais de 500 pessoas de vários locais ao redor do mundo.


A cada 15 minutos morre um elefante no mundo, fruto principalmente da caça para a venda do marfim no mercado negro / Divulgação

4. “O extermínio do marfim” (2016 -112 min)

A cada 15 minutos morre um elefante no mundo, fruto principalmente da caça por uma rede perigosa de violência e corrupção que fatura bilhões no mercado negro asiático. No documentário “O extermínio do marfim”, a equipe de filmagem trabalhou ao lado de organizações de inteligência disfarçadas, ativistas, guardas e conservacionistas para se infiltrar e contar como funciona a rede do tráfico de marfim. O filme é produzido pelo ator Leonardo DiCaprio.

Edição: Mariana Pitasse