Rio Grande do Sul

Educação

Entidades e movimentos sociais irão debater sobre a autonomia universitária

Atividade encerra o Seminário Regional “Em Defesa da Democracia e Autonomia Universitária”, promovido pela Adufrgs

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entidades e movimentos sociais irão debater a importância das lutas e ações voltadas à defesa da autonomia no âmbito das comunidades das IFEs. - Reprodução

Nesta quarta-feira (5), às 19h, se encerra o Seminário Regional “Em Defesa da Democracia e Autonomia Universitária”, promovido pela Adufrgs-Sindical e a Frente Nacional de Luta pela Autonomia e a Democracia nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs).

O seminário será transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube da Adufrgs, e o tema desta noite será “A importância das comunidades das IFEs na luta pela autonomia”.

Para debater o tema participam Adufrgs-Sindical, DCE UFPEL, Sinasefe/SC, SINDTAE (UFFS), UEE/UNE, Movimento Ocupa UFFS, Frente Nacional de Luta pela Autonomia e a Democracia nas IFEs (CEB/IFSC; RECCE/IFSC). A coordenação da mesa fica a cargo do presidente da Adufrgs, Lúcio Vieira.

É possível conferir um resumo sobre a primeira e a segunda mesa deste evento. Também podem ser vistas as transmissões completas dos debates que tiveram como tema “A natureza jurídica das IFEs no estado democrático de direito” e os “Desafios políticos da autonomia universitária: uma lei orgânica para as IFEs”.

Importância do tema

Para a diretora de comunicação do sindicato, Sônia Mara Ogiba, os três eixos de debates são importantes para a discussão da autonomia nas IFEs.

"Nesta terceira mesa de debate, entidades e movimentos sociais irão falar sobre a importância das lutas e ações voltadas à defesa da autonomia, como um pressuposto da garantia da vida democrática e acadêmica das universidades e institutos federais". A professora Sônia participa, pela diretoria do sindicato, da comissão organizadora do seminário junto a representantes da Frente Nacional de Luta pela Autonomia e a Democracia nas IFEs.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

Edição: Katia Marko