Minas Gerais

SEM CONDIÇÕES

Motoristas de ônibus de São João del Rei (MG) ocupam empresa para exigir pagamento

Viação Presidente está há três meses sem pagar salários e vale-alimentação, afirmam trabalhadores

São João del Rei (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Ocupação acontece desde sexta-feira (7) na sede da viação - Foto: Marcius Barcelos

Trabalhadores da Viação Presidente em São João del Rei, região do Campo das Vertentes em Minas Gerais, estão ocupando a sede da empresa desde a manhã de sexta-feira (7). A paralisação aconteceu de forma espontânea, por volta das 6h, quando os motoristas e funcionários perceberam que, pelo terceiro mês consecutivo, não receberiam o salário e vale-alimentação.

"Chegou a informação, por parte da administração [da Viação Presidente], que o pagamento seria feito. Mas deu o quinto dia útil, véspera do dia das mães, e não caiu, acumulando três meses. Muitos não aguentaram mais e foi o estopim, motivo dessa paralisação", relata um dos trabalhadores, funcionário da empresa há 2 anos, e que não será identificado pois a empresa já anunciou retaliações.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O serviço de transporte público, que é realizado na cidade unicamente pela Presidente, também foi paralisado pelos trabalhadores desde sexta (7). A reivindicação é que a empresa converse diretamente com os funcionários e quite os salários e vale-alimentação atrasados. Segundo os trabalhadores, a Presidente vinha negociando o parcelamento dos salários, mas não cumpriu. A situação acontece desde o final de 2020.


Ônibus da Viação Presidente na garagem da empresa, onde acontece a ocupação / Foto: Marcius Barcelos


Mesmo no Dia das Mães, último domingo (9), ocupação teve a presença de muitos trabalhadores / Foto: Marcius Barcelos

Os motoristas e demais trabalhadores seguem em greve e ocupando a sede da empresa nesta manhã de segunda (10). De acordo com eles, a Viação Presidente ainda não se manifestou sobre o pagamento. Nossa reportagem também procurou a empresa, mas não tivemos retorno até o fechamento da matéria.

Ocupação ganha apoio

A ação dos motoristas gerou solidariedade por parte de outros sindicatos da cidade, que estão presentes na ocupação como apoio. "Desde o início da pandemia começaram os problemas da empresa com pagamento de salários”, afirma Jordano Carvalho, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São João del Rei (SindMETAL).

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), subsede de São João del Rei, também lançou um vídeo de apoio aos funcionários em luta.

Edição: Rafaella Dotta e Elis Almeida