Rio de Janeiro

PANDEMIA

Ações de vigilância podem evitar nova explosão de covid-19, afirma Fiocruz

Entidade vê como essencial a ampliação da estratégia de testagem para evitar novos casos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Boletim aponta para ligeira redução nas taxas de mortalidade, mas número de óbitos permanece em patamar alto - Agência Belém

Em novo boletim divulgado na última quinta-feira (12), os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmam que, diante do patamar epidêmico atual, uma nova explosão de casos de covid-19 será crítica. Até o momento já foram notificadas 428 mil mortes.

"É fundamental o reforço das ações de vigilância em saúde para fazer a triagem de casos graves, o encaminhamento para serviços de saúde mais complexos, bem como a identificação e aconselhamento de contatos. Nesse sentido, a reorganização e ampliação da estratégia de testagem é essencial para evitar novos casos, bem como reduzir a pressão sobre os serviços hospitalares”, ressaltam.

Leia mais: Morte de jovens entre 20 e 29 anos por covid aumenta mais de 1.000%, segundo Fiocruz

O boletim aponta para ligeira redução nas taxas de mortalidade nas últimas duas semanas. O número de óbitos, no entanto, permanece em um patamar alto – o maior desde a introdução do vírus Sars-CoV-2 no Brasil. Também foi observada em território nacional redução da taxa de ocupação de leitos UTI de covid-19 para adultos. A análise é relativa à Semana Epidemiológica (SE) 18, período de 2 a 8 de maio.

Leitos

As taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS), entre os dias 3 e 10 de maio, apresentam sinalização de melhoria no quadro geral da pandemia. Esta conjuntura repercute na sobrecarga da covid-19 no sistema de saúde, afetando atendimentos de necessidades por outras condições de saúde.

Leia também: Ações de solidariedade tentam amenizar o impacto da fome no Rio de Janeiro

Óbitos

Em relação aos casos de óbitos por covid-19, foram registrados valores ainda altos, próximos à marca de 2,1 mil mortes diárias, com uma tendência de queda do número de casos a partir de abril. Entre 2 e 8 de maio, foram notificados no país uma média de 61 mil.

O número de casos aumentou ligeiramente para uma taxa de 0,3% ao dia, enquanto o número de óbitos foi reduzido a uma taxa diária de -1,7, mostrando uma tendência de ligeira queda, “mas ainda não representa uma tendência de contenção da epidemia”.

Edição: Eduardo Miranda