Pernambuco

PANDEMIA

Com dificuldade no controle da covid, Sertão do Araripe recebe leitos de UTI neonatal

Além das 10 novas vagas de terapia intensiva para bebês em Araripina, região também terá serviço de hemodiálise

Brasil de Fato | Recife (PE) |
UTI 's neonatal serão instaladas no Hospital e Maternidade Santa Maria, localizada na cidade de Araripina - SES PE

A população do sertão do Araripe passará a contar, nos próximos dias, com os primeiros 10 leitos de terapia intensiva exclusivos para recém-nascidos. Na manhã desta segunda (17), o secretário estadual de Saúde André Longo visitou a UTI neonatal do Hospital e Maternidade Santa Maria, localizada na cidade de Araripina, unidade filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Os leitos, primeiros do tipo no Araripe, serão voltados para bebês que necessitem de cuidados hospitalares intensivos.

A nova estrutura - equipada com incubadoras, monitores cardíacos, respiratórios e oxímetros - irá garantir atendimento aos casos mais graves, proporcionando cuidado adequado aos bebês da IV macrorregião de Saúde, que também engloba as regiões de Salgueiro, Petrolina e Ouricuri. A UTI neonatal da unidade deve entrar em funcionamento ao longo desta semana. Na sexta-feira passada (14), a rede de saúde para cuidados intensivos às crianças e bebês já havia sido reforçada com 10 leitos, sendo seis de UTI pediátrica e quatro de UTI neonatal, no Imip, no Recife.

"O cenário da pandemia da Covid-19 no Estado intensificou estes esforços de abertura de leitos em todo território pernambucano. Para se ter uma ideia, antes da pandemia, a IV macrorregião de Saúde contava com 57 leitos de UTI, entre adulto, neonatal e pediátrico. Atualmente, estamos com 219 leitos de terapia intensiva na região, o que significa um aumento de 280%", avaliou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Atualmente, o Hospital e Maternidade Santa Maria possui 246 leitos, sendo 120 voltados para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Graves (Srag), 60 deles de UTI e outros 60 de enfermaria.

Desde o início da pandemia, o Araripe tem encontrado dificuldades para controlar os casos de covid-19. Ainda em 2020, a região foi a última a avançar nas etapas do plano de convivência com a covis-19 proposto pelo Governo do Estado e no mês de agosto, quando os indicadores em todo o estado mostravam uma leve redução no número de casos e óbitos, a região entrava em quarentena rígida para tentar deter o avanço do coronavírus.

Também no Araripe, foi inaugurado o serviço de hemodiálise do Hospital Regional de Ouricuri, voltado para pacientes internados em UTI. Atualmente, a unidade possui 10 leitos de UTI geral e outros 10 destinados exclusivamente para pacientes com Covid-19. As duas UTIs terão suporte de nefrologia oferecendo diálise regular para os pacientes, evitando que necessitem se deslocar para outras cidades.

"Pacientes internados em UTI podem vir a desenvolver algum tipo de insuficiência renal aguda por conta do uso de antibióticos, necessitando, assim, de tratamento dialítico. Por isso, a importância deste suporte para a população do Araripe. Assim, se for necessário, o paciente terá essa assistência à sua disposição", explicou o secretário. 

 

Edição: Vanessa Gonzaga