Garantia de empregos

Trabalhadores da Petrobras Biocombustível entram em greve nesta quinta-feira

A privatização da Petrobras Biocombustível foi anunciada em julho de 2020 e está na fase vinculante de venda das usinas

Belém (PA) | Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

Além de amenizar os impactos do desemprego e da pandemia de covid-19, a iniciativa tem também o objetivo de denunciar a privatização da Petrobras - Pablo Vergara

Nesta quinta-feira (20), os trabalhadores da Petrobras Biocombustível (PBio) entrarão em greve por tempo indeterminado.

Continua após publicidade

O movimento da Federação Única dos Petroleiros (FUP) é pela manutenção dos empregos das petroleiras e petroleiros da subsidiária, que está em processo final de privatização.

A privatização da Petrobras Biocombustível foi anunciada em julho de 2020 e está na fase vinculante de venda das usinas.

Fundada em 2008, a subsidiária é uma das maiores produtoras de biodiesel do país, com mais 150 trabalhadores, entre técnicos de operação, químicos, engenheiros, médicos e advogados.

:: Giro de solidariedade: gás de cozinha a preço de custo contra desmonte da Petrobras ::

Segundo à FUP, o setor de Recursos Humanos (RH) da PBio quer usar o modelo de venda da subsidiária como “impossibilidade jurídica” para atender à reivindicação da FUP e dos sindicatos de transferência dos trabalhadores para outras unidades do Sistema. 

Para o coordenador do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), Alexandre Finamori, a greve é pela manutenção dos empregos dos trabalhadores concursados da PBio, que já receberam todo o treinamento para atuar na empresa e ouviram, em 2019, a promessa de que seriam realocados a outras áreas do Sistema Petrobras em caso de venda da holding.

:: Por risco sanitário, petroleiros entram em greve em refinaria da Petrobras no Paraná ::

Com a greve, os trabalhadores, a FUP e as direções dos Sindipetros buscam reabrir as negociações com a nova diretoria da estatal para que seja revisto o envio desses trabalhadores para a sumária demissão pela nova empresa.

A greve  irá paralisar as atividades nas usinas de biocombustíveis de Candeias, na Bahia, e de Montes Claros, em Minas Gerais, além da sede da subsidiária, localizada no Rio de Janeiro. A usina de Quixadá, no Ceará, que também foi colocada à venda como as outras unidades, está em hibernação.

Entenda a importância da greve dos trabalhadores e da luta contra o desmonte do Sistema Petrobrás no Facebook.

 

 

Edição: Leandro Melito