Minas Gerais

BIOCOMBUSTÍVEIS

Trabalhadores iniciam greve contra entrega de Usina de Biodiesel em Montes Claros

Paralisação busca também defender a manutenção dos empregos da Usina, que pertence ao sistema Petrobrás

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Fundada em 2008, a Petrobras Biocombustíveis (PBIO) é uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil - Créditos da foto: Sindipetro

Começa nesta quinta-feira (20) uma greve dos trabalhadores da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, pertencente ao sistema Petrobras. O objetivo é protestar contra a ameaça de privatização da usina e defender os empregos dos trabalhadores. Além da unidade no Norte de Minas, também vão parar as atividades da PBio de Candeias, na Bahia, e da sede da empresa, localizada no Rio de Janeiro.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG), a paralisação foi definida após inúmeras tentativas de negociação, que não obtiveram resposta jurídica da empresa. “Os petroleiros da PBio podem facilmente continuar trabalhando na empresa, pois fizeram concurso e foram treinados. A Petrobras, ao se recusar a absorver esses trabalhadores, prejudica centenas de funcionários - próprios e terceirizados – no Norte de Minas, que dependem de seus empregos para sobreviver”, afirma Alexandre Finamori, coordenador do Sindipetro.

O que estamos perdendo

Fundada em 2008, a Petrobras Biocombustíveis (PBIO) é uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil e possui três usinas de biodiesel, localizadas em Montes Claros (MG), Candeias (BA) e Quixadá (CE). Os combustíveis são produzidos à base de óleo de soja, algodão, palma, gordura animal e óleos residuais.

Foi em um contexto de alta do biocombustível que o governo Bolsonaro anunciou, em 2020, a entrega para o capital estrangeiro da Pbio, uma empresa lucrativa, que apresentou lucros líquidos de R$ 243,5 milhões em 2018 e R$ 179,7 milhões em 2019. Atualmente, o consumo de biocombustíveis no Brasil apresenta tendência de alta, que deve chegar 15% do consumo total até 2023.

A privatização também deve impactar a economia do Norte de Minas, já que a Usina Darcy Ribeiro gera renda para aproximadamente 9 mil famílias da região, na produção de energia limpa, e milhares de outros empregos na economia subsidiária. A Darcy Ribeiro, principal usina da Pbio, tem capacidade para produzir 167 mil m³ de biocombustível por ano.

Edição: Elis Almeida