Bahia

CINEMA

Cineclube Boca de Brasa realiza debate de filmes de realizadoras negras

A iniciativa é do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira e tem mediação de Lecco França

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Longa-metragem Memórias Afro-Atlânticas que segue os passos do linguista afro-americano Lorenzo Turner em suas pesquisas conduzidas na Bahia no início dos anos 40 em terreiros de candomblé. - Divulgação

O Projeto Boca de Brasa terá bate-papos com realizadoras/es dos filmes “Memórias Afro Atlânticas” (2019) direção de Gabriela Barreto e “Dona Dalva - Uma Doutora do Samba” direção de Lindiwe Aguiar. As atividades fazem parte do “Cineclube Boca de Brasa Antônio Pitanga”, serão mediadas pelo curador Lecco França, e acontecem, respectivamente, nos dias 22 e 29 de maio pelo canal do Canal Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira (Muncab) no Youtube.

O Cineclube Boca de Brasa Antônio Pitanga surgiu da necessidade de criar um espaço de exibição e debate de filmes produzidos por cineastas negros e negras brasileiros. Esta é uma ação do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab), em parceria com a Nubas e a Estandarte, contemplada pelo Edital Espaço Cultural Boca de Brasa da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

Gabriela Barreto, diretora do filme “Memórias Afro Atlânticas”, dedica o filme ao povo de santo e ressalta a importância de estar exibindo filmes sobre a memória afro e fazendo uma homenagem a personalidades do personalidades do candomblé como Mãe Menininha, Joãozinho da Goméia, Manuel Falefá, Martiniano Bonfim e o próprio Lorenzo Turner. 

No dia 29 de maio, o bate-papo será sobre o filme “Dona Dalva – Uma Doutora do Samba”, dirigido por  Lindiwe Aguiar. O documentário traz a história de Dalva Damiana de Freitas, nascida no dia 27 de setembro de 1927, filha do sapateiro e músico Antônio José de Freitas, e Maria São Pedro de Freitas, charuteira. Dona Dalva é fundadora do Samba de Roda Suerdick, um dos grupos de Samba de Roda mais tradicionais do Recôncavo baiano. Já no dia 30 de maio, a programação será encerrada com um bate-papo entre o músico, letrista e poeta baiano José Carlos Capinan e o cantor, instrumentista e compositor Alexandre Leão.


SERVIÇO

O quê: Cineclube Boca de Brasa Antônio Pitanga

Quando: 22, 29 e 30 de maio de 2021.

Onde: Canal do Muncab.

Edição: Elen Carvalho