Minas Gerais

MANIFESTAÇÃO

Morte de bancários cresce 176% e categoria se mobiliza por vacinação

Funcionários ainda não estão inclusos no plano prioritário de vacinação. Bancos em BH amanhecem com cartazes do protesto

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Bancários são considerados serviço essencial mas não constam no plano prioritário de vacinação - Créditos da foto: Reprodução/@bancariosbh

Ao longo desta quinta-feira (27), os bancários de todo país realizam ação nas portas dos bancos e redes sociais para dar visibilidade ao que vem acontecendo no setor. Assim como outras categorias, os trabalhadores de bancos não tiveram suas atividades suspensas durante a pandemia do novo coronavírus. E sem a proteção da vacina, eles viram o número de mortes no setor quase triplicar.

O número é do Boletim Emprego em Pauta, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que comparou a quantidade de bancários com carteira assinada que foram desligados de seu trabalho pelo motivo de morte. Nos três primeiros meses de 2020 este número foi de 55 casos, enquanto no mesmo período em 2021 saltou para 152.

As mortes de trabalhadores de todas as categorias seguem a mesma tendência e cresceram 71,6% na comparação entre os primeiros trimestres de 2020 e 2021. Um resumo do boletim você pode acessar aqui.

Dia de luta

Para pressionar que os trabalhadores de bancos sejam incluídos entre os grupos prioritários no Plano Nacional de Imunização, os bancários realizam neste 27 de maio um Dia Nacional de Luta, em que também reivindicam a vacinação ampla da população. Portas de bancos em Belo Horizonte amanheceram nesta quinta com cartazes por “Vacina Já”.

A categoria bancária questiona o fato de o serviço bancário ter sido considerado essencial, mas os seus trabalhadores não terem sido colocados como “essenciais” também na vacinação. “A atividade bancária é considerada essencial desde o começo da pandemia. No atendimento à população, bancárias e bancários estão se expondo diariamente ao vírus”, questionou o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região em seu perfil nas redes sociais.

A mobilização é puxada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT e por sindicatos bancários estaduais.

 

Edição: Elis Almeida