Paraíba

De Volta às ruas

Frentes e Movimentos sociais convocam para ato Fora Bolsonaro neste sábado (29)

O ato será na Lagoa a partir das 9h, mas concentração será no Liceu às 8h30

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Ato Fora Bolsonaro convocado para o dia 29 de maio. - Reprodução

"Se um povo protesta e marcha em meio a uma pandemia é porque seu governo é mais perigoso que o vírus", é com esse sentimento que no Brasil inteiro atos estão sendo convocados contra o governo de Bolsonaro neste sábado (29).

Em João Pessoa, o ato acontece na Lagoa às 9h, próximo aos pontos de ônibus, mas a concentração será no Liceu Paraibano a partir das 8h30. Em Campina Grande, a concentração será na Praça da Bandeira às 9h30 e em Patos, em frente aos Correios a partir das 8h.

A volta às ruas está sendo puxada nacionalmente por mais de 100 organizações reunidas nas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, ao mesmo tempo, que alerta para medidas de precaução buscando evitar riscos nas ações.


Atos previstos para acontecer a Paraíba neste dia 29. / Reprodução

A Frente Brasil Popular vai concentrar no Liceu, a partir das 8h30. "Queremos retornar às raízes de nossas manifestações", é o que lembra Joana Gaviraghi, da Marcha Mundial das Mulheres. "Vamos manter a segurança, atentos ao distanciamento, a usar álcool em gel e máscaras. Quem for de máscara de algodão, estamos sugerindo que usem duas. Nós iremos também distribuir máscaras durante o ato, mas temos que nos prevenir de todo modo", explicou Joana.

Depois da concentração, os participantes descem separados em fileiras até o Parque da Lagoa, na altura dos pontos de ônibus e lá vão encontrar outras organizações para juntos ecoarem o Fora Bolsonaro. Lá, os movimentos e as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular vão realizar um ato político-cultural que contará com a presença artística e indignação cidadã de: Diego Nascimento - Poesia; Suzy Lopes; Yasmin Formiga; Quei Souto; Vitória Ohara; Nica Bezerra; Aniely; Batucada do Levante Popular da Juventude; Batucada da Marcha Mundial das Mulheres; Marquinhos; Nathalia Bellar e Titá Moura.

Os manifestantes vão para as ruas pedir Fora Bolsonaro e defender as pautas do auxílio emergencial de R$ 600 (tema de ato organizado por centrais sindicais e movimentos em Brasília na última quarta-feira) e vacinação em massa. Também devem apoiar os trabalhos da CPI da Covid no Senado. A agenda inclui protestos contra o desemprego, cortes de verbas na educação, privatizações – especialmente da Eletrobras – e a “reforma” administrativa.

::Vai aos atos contra Bolsonaro? Relembre orientações sanitárias para minimizar risco::

Um “guia de cuidados” para quem for à manifestação circula nas redes sociais. Elaborado pelo Centro Acadêmico da Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, no interior paulista), recomenda logo no início não ir caso a pessoa seja do grupo do risco ou tenha algum sintoma.

Outra orientação é usar máscara o tempo todo (PFF2, de preferência), levando pelo menos uma de reserva e, se possível, mais uma para oferecer a alguém. Outras indicações são de guardar distância mínima de 1,5 metro dos outros manifestantes e lembrar a todos sobre isso. E não esquecer do álcool em gel 70º nos atos #29M.

Além disso, as orientações incluem o retorno para casa. Primeiro, tomar banho assim que chegar em casa, lavando os cabelos. Tomar cuidado ao manusear as roupas usadas, antes de lavá-las. Higienizar objetos, como carteira e celular, e “se monitorar” durante 14 dias, se possível mantendo-se isolado.

Edição: Heloisa de Sousa