Minas Gerais

PANDEMIA

Movimentos sociais de Uberlândia iniciam campanha de solidariedade

A campanha Periferia Viva já vem ocorrendo em outros estados, auxiliando pessoas em situação de vulnerabilidade

Uberlândia | Brasil de Fato MG |
Iniciativa está sendo organizada pelo Levante Popular da Juventude, pela Consulta Popular e pela rede de cursinhos Podemos Mais - Foto: Amanda Castro

A campanha de solidariedade Periferia Viva, que se iniciou em Uberlândia no último mês, é uma iniciativa nacional organizada por diversos movimentos sociais, tendo como objetivo enfrentar a insegurança alimentar e a fome. A iniciativa busca amenizar as dificuldades enfrentadas pelas famílias no contexto da pandemia de coronavírus por meio de doações de alimentos, produtos de higiene e roupas.

A articulação nasceu como forma de ajudar a população mais vulnerável frente à falta de medidas emergenciais do governo Bolsonaro para conter o vírus e diminuir as mortes por coronavírus no Brasil, que hoje já ultrapassam 450 mil brasileiros. O Periferia Viva é uma ação permanente que envolve esforços de cerca de 5 mil militantes, voluntários e ativistas em mais de 60 cidades em todas as regiões brasileiras.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Em Uberlândia a campanha já arrecadou itens de higiene, alimentos e roupas que serão devidamente higienizadas e depois doadas para moradores do bairro Tocantins. A iniciativa está sendo organizada pelo Levante Popular da Juventude, pela Consulta Popular e pela rede de cursinhos Podemos Mais.

As divulgações da campanha estão ocorrendo na página do Instagram @podemosmaisudia. O levantamento do que foi arrecadado e das doações também são divulgado por meio das redes sociais. As panfletagens e arrecadações estão sendo realizadas pelos agentes populares de saúde nos bairros da cidade.

Como doar

Para quem quiser contribuir com as arrecadações, basta entrar em contato por meio das redes sociais. As doações de dinheiro podem ser feitas via PIX pelo e-mail [email protected], ou por meios de doações físicas, de alimentos, produtos de higiene e roupas que podem ser deixadas no Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari (SECUA), de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, na av. Fernando Vilela, 1421, bairro Osvaldo Rezende.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Edição: Elis Almeida