Rio de Janeiro

MOBILIZAÇÃO

RJ: Na Baixada Fluminense, coletivo reúne forças políticas para apoiar Lula em 2022

Iniciativa integra diversos partidos e sindicatos e pretende fortalecer a base política de Lula na periferia do Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
"Coletivo Lula Brasil-Política, Cidadania e Direitos na Baixada Fluminense" tem por objetivo principal fortalecer a imagem do ex-presidente na Baixada visando a eleição de 2022 - Divulgação

Nesta semana, foi lançado o "Coletivo Lula Brasil-Política, Cidadania e Direitos na Baixada Fluminense", que tem por objetivo principal fortalecer a imagem do ex-presidente na Baixada visando a eleição de 2022.  O lançamento aconteceu através de um evento online que reuniu mais de 100 pessoas na noite da última terça-feira (31).

Leia mais: Freixo lidera pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro

De acordo com o manifesto lançado pelo coletivo, que reúne representantes de centrais sindicais e partidos políticos como o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o desafio apresentado no atual contexto político reside em reestabelecer a confiança do povo no projeto democrático popular apresentado pela esquerda. 

“Reerguer as bases sociais, a partir do fortalecimento dos movimentos social, sindical e comunitário, bem como desconstruir o discurso e as práticas da extrema direita, perversa aos direitos humanos e obstáculo na luta contra a exclusão social e pela preservação ambiental. Visando, em um primeiro momento, a vitória eleitoral na Baixada Fluminense do companheiro Lula e, em um segundo momento, contribuir para o engajamento da sociedade na defesa do governo popular”, diz trecho do documento. 


Evento online de lançamento do Coletivo Lula Brasil na Baixada Fluminense mostrou a importância estratégica da região para as eleições de 2022 / Foto: Reprodução

O atual vereador do Rio de Janeiro Lindbergh Farias (PT), que foi ex-prefeito do município de Nova Iguaçu entre 2005-2010, lembrou do legado do PT na Baixada e que essa memória precisa ser recuperada.

“Tínhamos uma quantidade enorme de política social. A nossa tarefa imediata é resgatar o nosso legado na Baixada, mostrar o que foi feito em município por município. Eu tenho uma tese de que perdemos a eleição de 2018 por causa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e sabemos da votação de Bolsonaro na Baixada e em São Gonçalo. Vi uma pesquisa mostrando que o Lula está seis pontos a frente de Bolsonaro na Baixada. A disputa pela Baixada é estratégica”, afirmou o vereador.

Leia mais: Combate à desigualdade passa por retomada de políticas públicas, defende especialista

Já Paulo Rocinha, presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB –RJ) e integrante do PCdoB, apontou como desafio recuperar a esperança do povo num projeto político. “A nossa principal tarefa é trazer de volta a esperança, trazer o povo para a frente das lutas que temos travado desde 2016 para fazer uma grande frente e derrotar esse projeto de governo. Precisamos multiplicar esses encontros pelos quatro cantos do Rio”, disse. 

O manifesto ainda ressalta que “por mais de 10 anos, durante os governos Lula e Dilma (2003-2015), a Baixada Fluminense recebeu investimentos públicos nas áreas de saneamento, urbanização, educação, habitação, geração de empregos, saúde, de enfrentamento ao racismo, de enfrentamento à violência contra as mulheres e de preservação ambiental e que  esses investimentos apontaram para a superação de um processo histórico de exploração, exclusão social, racismo e violência que sempre marcou a região”.

O evento contou com a participação também de Wadih Damous, ex-deputado federal e advogado de Lula; José Augusto Venda da Executiva Nacional PV e coordenador PV Baixada; Edson Santos, ex-deputado federal e ex-ministro de Promoção da Igualdade Racial; Waldeck Carneiro, deputado estadual (PT), Verônica Lima, vereadora pelo PT em Niterói, além de políticos ligados ao PT de diversas cidades da Baixada Fluminense.

Edição: Mariana Pitasse