Rio de Janeiro

CRISE

Taxa de desemprego no estado do Rio é 32% maior que índice no Brasil

Segundo o IBGE, estado tem 1,6 milhão de desempregados, 316 mil a mais que o mesmo período de 2020

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Estado do Rio já vinha de uma crise econômica e sofreu com o fechamento de postos de trabalho durante a pandemia - Marcello Casal Jr, / Agência Brasil

Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) na semana passada aponta que o desemprego no estado do Rio de Janeiro bateu recorde histórico, encerrando o primeiro trimestre de 2021 com um contingente de 1,6 milhão de desempregados, 316 mil a mais que o registrado em março de 2020.

De acordo com a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), a taxa de desemprego no Rio ficou em 19,4%, ou seja, 32% maior que a taxa do Brasil apontada em 14,7% também um recorde para o país.

Além do Rio de Janeiro, outros 11 estados registraram recorde histórico da taxa de desemprego: Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Goiás.

Leia mais: Combate à desigualdade passa por retomada de políticas públicas, defende especialista

De acordo com o portal G1, o número de trabalhadores ocupados no mercado de trabalho no Rio de Janeiro ao final de março somavam 6,6 milhões pessoas, 927 mil a menos que no mesmo período do ano passado.

A reportagem aponta ainda que do total de ocupados no 1º trimestre deste ano, cerca de 2,4 milhões eram trabalhadores informais, o que representa uma taxa de informalidade de 37,2%.

Segundo o IBGE, esta foi a 6ª menor taxa de informalidade do país, o Rio de Janeiro ficou atrás apenas de Santa Catarina (27,7%), Distrito Federal (29,3%), São Paulo (29,5%), Rio Grande do Sul (31%) e Paraná (31,3%).

Edição: Jaqueline Deister