CIÊNCIAS

Por que tanta gente ainda acredita que cloroquina trata a covid-19?

Precisamos ser treinados desde cedo a pensar cientificamente

Ouça o áudio:

"É estranho perceber que há tanta desinformação e negacionismo científico" - Carlos Latuff
Todos sofremos os efeitos dos mecanismos cerebrais chamados vieses cognitivos

A pandemia da covid-19 completou um ano e três meses. Talvez esse seja um dos episódios na história que mais levou as pessoas a ouvirem e conversarem sobre ciência. E é estranho perceber que, mesmo assim, há tanta desinformação e negacionismo científico.

Me choca ver o número de pessoas que ainda creem no tal “tratamento precoce” contra a doença (composto por remédios como Cloroquina, Ivermectina e Azitromicina).

Em momento algum houve qualquer evidência científica relevante que indicasse uma relação mínima entre esses medicamentos e a prevenção ou tratamento da covid.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

É possível tentar entender tal fenômeno sob diferentes aspectos. Meu enfoque aqui será mais a partir da psicologia: por que acreditamos em coisas que não fazem sentido racional?

Estudos de áreas como a neuropsicologia nos dão pistas sobre esse enigma. Algo já demonstrado experimentalmente é a existência dos chamados vieses cognitivos. Todos somos vítimas deles, uma vez que os mesmos decorrem da forma como nossos cérebros naturalmente funcionam.

Por exemplo: o viés de confirmação tende a nos fazer prestar mais atenção em informações que reforçam nossas crenças e menos nas que as combatem. Já o viés de retrospectiva faz com que nossa memória reorganize acontecimentos passados de acordo com nosso conhecimento atual sobre eles.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Todos sofremos os efeitos desses mecanismos cerebrais. A evolução programou nosso cérebro para melhor garantir a nossa sobrevivência e reprodução, e não para que compreendamos o mundo da forma mais correta. Ou seja, a ciência e a busca pela verdade sobre a realidade que ela propõe não é algo que nosso cérebro intrinsecamente almeja. Apesar de ser um órgão formidável para isso.

Assim, para diminuir os efeitos desses vieses cognitivos que nos fazem ver a realidade de forma distorcida, é preciso esforço e educação. Precisamos ser treinados desde cedo a pensar cientificamente. Só assim teremos uma sociedade que não perde tanto tempo (e vidas) com falsas soluções.

Um abraço e até a próxima!

Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de Minas Gerais

Edição: Rafaella Dotta