Minas Gerais

ARTE

Mostra gratuita CUIR discute diversidade sexual e de gênero

Festival de cinema e artes visuais realiza sua primeira edição até o dia 20 de junho com artistas de vários países

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Mostra reúne criações de artistas do Brasil, Chile, México, Colômbia, Argentina, Cuba e Uruguai - Lucas Affonso

Vai até o dia 20 de junho a segunda edição Mostra CUIR — Filme e Experimento América Latina, que reúne produções do cinema e das artes visuais assinadas por artistas e coletivos convidados do Brasil e de outros seis países da América Latina. A programação on-line e gratuita está disponível nas versões em português e espanhol.

A mostra 

A CUIR traz obras dos diferentes circuitos do cinema independente e das artes visuais, com visões artísticas da dissidência sexual e de gênero no subcontinente sul expressas em criações audiovisuais assinadas por artistas nascidos no Brasil e em outros seis países da América Latina: Chile, México, Colômbia, Argentina, Cuba e Uruguai.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A programação gratuita da CUIR exibirá 42 produções organizadas em dez programas, além de uma série de debates, formada por oito encontros entre artistas participantes e o público. A produção é da proponente Ana Carolina Antunes e, a curadoria, do pesquisador e programador de cinema Luís Fernando Moura.

Recorte temático

O curador Luís Fernando Moura explica que a temática surge como “uma resposta das políticas, da pesquisa e das artes do sul global a maneiras de descrever dissidências sexuais e de gênero – ‘queer’ –, pondo em relação movimentos de resiliência, de afirmação e de invenção”.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Em suas palavras, “a mostra nota como essa reação, expandindo limites da imaginação coletiva, explora aqueles do que se entende por filme, sendo incontornável aos rumos contemporâneos das artes e das histórias das poéticas, das culturas ou do ‘cinema’.

Onde assistir:

Plataforma própria: cuirfil (Clique aqui)

Debates serão transmitidos ao vivo pelo canal da mostra no YouTube (Clique aqui)
 

Edição: Elis Almeida