Rio de Janeiro

COVID-19

Lactantes são incluídas em grupo prioritário de vacinação no Rio

Além do documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, as mães devem apresentar indicação médica

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Vacinação estará disponível para lactantes a partir do dia 28 - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Prefeitura do Rio anunciou que a partir de segunda-feira (28), mulheres que estiverem amamentando, independente da idade do bebê, poderão se vacinar contra a covid-19. Além do documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, é preciso que as lactantes apresentem uma indicação do profissional de saúde que faz o acompanhamento da criança.

O anúncio foi feito durante a apresentação do 25º Boletim Epidemiológico da Covid nesta sexta-feira (25). O prefeito Eduardo Paes (PSD) destacou que os critérios adotados para a vacinação de lactantes são puramente técnicos.

“Tenho recebido todo tipo de pressão de diferentes grupos, legitimamente, que pleiteiam a vacina. A angústia das pessoas é compreensível, mas quero destacar que todas as decisões de vacinação partem de uma premissa técnica. Não interfiro, não quero e não vou interferir, acho equivocado interferir”, disse Paes.

Garis

Desde quinta-feira (24), os profissionais da limpeza também estão no grupo de prioridade da vacinação. A imunização dos garis acontece até  sábado (26/06), nos 280 pontos de vacinação disponíveis na cidade. 

Leia mais: "Não queria ser vacinada por você", diz moradora de Paquetá a ministro da Saúde

Para serem vacinados, os garis devem estar na ativa e apresentar o último contracheque comprovando vínculo com a profissão e local de trabalho, ou declaração assinada da Comlurb.

Mais detalhes sobre a vacinação na capital podem ser obtidos pelo site da Secretaria Municipal de Saúde do Rio
 

Edição: Jaqueline Deister