Orgulho LGBTQIA+

Direito de amar: duo se inspira em Stonewall para cantar o desejo por um novo Brasil

Novo projeto do 2DE1 é inaugurado com canção que impulsiona a luta coletiva diante do caos que vive o país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Fernando e Felipe Soares lançam o novo EP "Emerssão" - Célio Roberto

"Fé no que virá, mais rápido do que se pensa", uma das tantas frases essenciais de Emersão - canção do duo paulista 2DE1 - não poderia ser cantada em um momento mais propício da história brasileira. Ao mesmo tempo em que confessam seu estado de espírito frente à crise democrática que vive o país, os artistas focam na esperança.

O desejo por um futuro menos opressor e institucionalmente caótico, presente na música dos irmãos Fernando e Felipe Soares, certamente é mais fácil de reconhecer após uma semana em que as vozes contra o governo Jair Bolsonaro ganharam ainda mais fôlego e alguma luz no fim do túnel é percebida.

Amparada nas experiências dos artistas ao longo do período da pandemia do coronavírus, Emersão já tinha uma efeméride especial para marcar o lançamento, a Revolta de Stonewall. O fato histórico, que ocorreu em Nova Iorque em 28 de junho de 1969, é referência para o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Saiba mais sobre Stonewall: O pontapé da luta pelos direitos LGBTQIA+ no mundo

A escolha do verbo emergir para título da canção e do novo EP do 2DE1 veio de busca pelo movimento de trazer à tona o que estava submerso, mergulhado, que guia o projeto. O movimento de sair da água é encarado como uma oportunidade para enxergar.

Fernando Soares explica que, após todas as fases vividas durante a quarentena, veio a necessidade de "organizar o ódio" que era sentido.

"A gente passou a se criticar, tanto a gente como artista - o que a gente fazia, como fazia, do que tratava nossa música - até como a gente lidava com a nossa atuação política", afirma o artista

Os irmãos buscam em Stonewall a inspiração para a busca de mudanças reais nos dias de hoje, levadas a frente pelo coletivo e pela luta popular. "A ofensiva nunca foi tão grande aos direitos das pessoas. A gente assiste a tudo isso anestesiado, anulado", alerta Fernando.

De Elza Soares a Fafá de Belém: 10 músicas brasileiras para enfrentar 2021 com força

"A gente não pode perder a sensibilidade. A gente precisa mergulhar de olho aberto nesse ódio e organizar ele. Porque juntos, a gente consegue vislumbrar um futuro diferente para todos. Um futuro onde a autonomia para amar e existir não exclua o acesso à empregos dignos, educação de qualidade, moradia, saúde. Emersão é sobre tudo isso", resume o artista.

O EP do duo 2DE1 foi produzido de forma independente e conta uma história com início, meio e fim em cinco capítulos. A trajetória aborda questões que ficaram ainda mais em destaque na crise democrática. 

A partir do questionamento “Você já mergulhou com o olho aberto pra enxergar?”, o projeto convida o público à organização coletiva. Os próximos singles serão lançados ao longo do ano.

Fernando e Felipe soares contarão com as participações especiais de DJ Duh, que já teve indicações ao Grammy Latino e trabalhou com nomes como Emicida, Tássia Reis e Rael. Além disso, o trabalho também traz feat com Pitoniza, cantora de hip hop argentina radicada no Brasil.

Edição: Leandro Melito