Paraíba

CIÊNCIA

Pesquisadores apresentam avanços do Projeto Radiotelescópio BINGO, instalado na PB

Evento vai acontecer dias 06 e 07/07 e será  direcionado para o público geral,  no primeiro dia

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Telescópio Bingo. - Colaboração BINGO

Nos dias 06 e 07 de julho, 2021, pesquisadores nacionais e internacionais envolvidos no Projeto BINGO estarão reunidos para apresentar os avanços na instalação do radiotelescópio BINGO na Paraíba durante o evento “Radiotelescópio BINGO: lançamento do portal e atualizações do projeto.” O evento possui inscrição gratuita e poderá ser acompanhado ao vivo na íntegra através do canal do YouTube do Radiotelescópio BINGO, que abrigará os vídeos das palestras proferidas.  

O primeiro dia do evento (06/07,  terça-feira,  em  português), será direcionado para o público geral, que busca informações sobre o projeto e entender seus objetivos e perspectivas. Serão apresentados o novo portal do projeto “bingotelescope.org”, as principais atualizações da colaboração BINGO e o início das operações do Uirapuru (o primeiro radiotelescópio auxiliar do BINGO). As apresentações consistirão em uma série de aulas públicas proferidas por alguns dos principais pesquisadores brasileiros da colaboração.

As atividades iniciam às 8h30m com uma conferência para a imprensa, com transmissão aberta, seguida pela abertura oficial do evento. As palestras públicas iniciam às 9h30m, com a palestra intitulada “Sussurros do Universo: o Projeto BINGO”, apresentada pelo Prof. Élcio Abdalla, coordenador geral do projeto BINGO. As apresentações do primeiro dia têm encerramento previsto para às 12h15m.

O segundo dia (07/07, quarta-feira, em  inglês) é destinado aos cientistas, discentes e pesquisadores da colaboração, com palestras de caráter técnico. Essas palestras têm o objetivo de promover a divulgação dos recentes resultados científicos do BINGO entre os pesquisadores da colaboração, localizados em vários países. A sessão de palestras tem início às 07h00 da manhã, com a palestra do Prof. Bin Wang, colaborador do projeto e professor da Yangzhou University.  

As apresentações do segundo dia serão finalizadas às 11h45m e seguidas por uma sessão de encerramento de 15 minutos, na qual serão apresentados os dados do evento e também algumas das perspectivas futuras  do projeto BINGO.  

O BINGO é um projeto internacional, liderado pelo Brasil, para a construção de um radiotelescópio no município de Aguiar, no sertão da Paraíba. Esse telescópio tem o objetivo de estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do nosso Universo. Com esse ambicioso projeto, esperamos desvendar algumas questões em aberto na cosmologia e astrofísica, tendo um importante papel nas novas descobertas. Com liderança do Brasil e tecnologia predominantemente nacional (USP, INPE e UFCG), esse telescópio representa um importante projeto para a ciência brasileira que queremos compartilhar. O BINGO é uma colaboração internacional com presença da China, pela Universidade de Yangzhou, Reino Unido, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.  

Para inscrições e informações adicionais sobre o evento acesse https://www.even3.com.br/bingo_telescope_21

Canal do BINGO no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCDaxS_7u9KIT7nVRA1JEPmw

Novo portal do radiotelescópio BINGO: https://www.bingotelescope.org  
 

Edição: Heloisa de Sousa