Minas Gerais

ESCÂNDALO

Bolsonaro fez para a CPI aquilo que ele já tem feito para o Brasil há anos

Perguntado sobre a conduta do líder do governo na Câmara, presidente responde: "Caguei"

Bertioga |
Membros do governo estão envolvidos em denúncias de superfaturamento e propina na compra de imunizantes - EVARISTO SA / AFP

A CPI é instrumento de investigação constitucional e regulamentado, utilizado em diversos momentos importantes na história do Brasil. 

Prevista no artigo 58 da Constituição, a Comissão Parlamentar de Inquérito deve auxiliar senadores e deputados federais a fiscalizarem a administração pública, disponibilizando poderes de investigação próprios das autoridades judiciais. Sua regulamentação é garantida no Regimento Interno do Senado Federal (Arts. 145 a 153) e pelas Leis nº 1.579/1952 e 10.679/2003.

Como ele trata o Brasil

Na noite desta quinta-feira (8), Jair Bolsonaro realizou uma transmissão ao vivo em rede social para toda a população brasileira, a fim de responder a um questionamento da CPI da Covid. O questionamento era sobre denúncias de corrupção envolvendo o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR). "Sabe qual a minha resposta? Caguei. Caguei para a CPI, não vou responder nada!",, disse. 

A absoluta falta de respeito pelo instrumento constitucional somente reflete seu descaso para a situação atual do país e dos brasileiros. 

Enquanto a pandemia de coronavírus crescia, o povo brasileiro voltou a passar fome

Segundo pesquisa do IBGE, a taxa de desemprego foi a 14,7% no primeiro trimestre de 2021, e o total de desempregados chegou a 14,805 milhões, ambos maiores números da série histórica.

O mercado de trabalho, em crise  com a pandemia e a falta de políticas de apoio, não acolhe os trabalhadores, que acabam subutilizados, ou seja, trabalham menos horas do que gostariam ou procuram emprego e não encontram. São 33,202 milhões, um aumento de 3,7% no trimestre e de 20,2% em comparação com o ano passado.

Os que já desistiram de procurar emprego, chamados de desalentados, são 5,970 milhões em todo o país, aumento de 25,1% na comparação com igual período de 2020.

Ignorância e descaso

Enquanto a pandemia de coronavírus crescia, a economia do país afundava na crise e o povo brasileiro voltou a passar fome. Ainda em 2020, Bolsonaro ignorou as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus, dando pronunciamentos públicos que incitavam a população a não seguir os protocolos sanitários. 

Países pelo mundo todo correram contra o tempo para realizar a imunização de suas populações, única solução apontada pela ciência para pôr fim à pandemia. 

Presidente incitou a população a não seguir os protocolos sanitários

De acordo com investigações da CPI da Covid, o presidente ignorou 81 contatos do laboratório Pfizer, interessado em efetuar a venda da vacina ao governo brasileiro. As mesmas investigações apuraram, ainda, que o governo Bolsonaro assinou contratos com outro laboratório, realizando a compra, com possível aumento de mais de 1000% no valor de cada dose em relação ao valor de mercado.

Reflexo da pandemia no país, nos primeiros quatro meses de 2021, a quantidade de desligamentos por morte no Brasil aumentou 89%, em comparação com o mesmo período de 2020, saindo de 18.580 para 35.525, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

Hora de evacuar o presidente

No mesmo dia em que Bolsonaro cagou para a CPI, o país ultrapassou a marca de 529 mil vidas perdidas pela Covid-19. É absolutamente inaceitável esse tipo de atitude de um presidente da República. Bolsonaro não faz jus ao cargo que ocupa e deve sair o quanto antes, tal como exigiram as ruas em manifestações de grande proporção, realizadas nos últimos dois meses em todos os estados brasileiros.

Edição: Wallace Oliveira