Rio Grande do Sul

DESPEDIDA

Morreu Hélio Corbellini, militante histórico da esquerda gaúcha

Hélio Corbellini iniciou a sua militância política nos anos 1960, participando da Juventude Universitária Católica (JUC)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ex-vereador Hélio Corbellini atuou muitos anos na clandestinidade - Arquivo pessoal

Morreu no domingo (11) Hélio Corbellini, ex-vereador da Capital e histórico militante da esquerda do Rio Grande do Sul, aos 79 anos de idade.  Ele faleceu em casa, junto aos familiares, após ter descoberto e tratado de um câncer de pâncreas. Deixou a mulher, Marilena Corbelini, os filhos Juliano, Cassio, Helinho e Camilo,  e os netos Mariana, Catarina, Giácomo, Amélia, Joana. Corbellini foi velado na Câmara Municipal de Porto Alegre e seu enterro foi ao meio dia de segunda-feira (12).

Conforme nota publicada pelo PCdoB nesta segunda feira, Hélio Corbellini iniciou a sua militância política nos anos 1960, participando da Juventude Universitária Católica (JUC) e das lutas pelas reformas de base. Fez parte do grupo de jovens que, em 1963, formou a “Ação Popular” (AP), organização da juventude brasileira que defendia uma “revolução socialista de libertação nacional”.

Após o golpe militar de 1964, Hélio Corbellini foi perseguido por sua destacada atuação e expulso da PUC, sendo impedido de concluir o seu curso de Economia.

Já em 1965, Corbelini passou a compor o Comando Regional da Ação Popular e, quando esta se integrou ao PCdoB, em 1973, assumiu a legenda comunista. Participou ativamente da luta contra a ditadura militar, pelas “Diretas Já” e pela redemocratização do país.

Quando Olívio Dutra foi eleito Prefeito de Porto Alegre, Hélio Corbellini – então militando no PT – foi o seu secretário de governo e liderou a implantação dos Conselhos Tutelares, entre outras importantes iniciativas.

No governo Tarso Genro, Hélio Corbelini foi diretor do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), ajudando a criar 54 cooperativas habitacionais e regularizando inúmeras ocupações, como o Jardim Leopoldina, garantindo uma moradia digna para milhares de famílias.

Como vereador, Corbellini foi um combativo defensor das comunidades mais carentes e um dos relatores da reforma do avançado Plano Diretor de Porto Alegre.

Tendo retornado ao PCdoB – seu partido do coração, como dizia –, assumiu as mais diversas tarefas, entre elas a de secretário estadual do Meio Ambiente, indicado pelo PCdoB, durante o governo Tarso Genro, onde se desempenhou com a lisura e a eficiência que sempre o caracterizaram.

“Comuna veio da gema”, como afirma o seu filho Juliano, Hélio Corbellini aceitou o desafio de ser candidato a vereador pelo PCdoB, em 2020 contribuindo para que ele fosse o sexto partido mais votado para a Câmara Municipal de Porto Alegre.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira